Como remover o cheiro de uma baia de cavalos

••• Digital Vision./Photodisc/Getty Images

Um celeiro de cavalos é um local mal-cheiroso pela natureza de sua função. É a casa de cavalos e grandes animais por diversas horas do dia. Eles fazem bagunça, e esta possui seu odor distinto. Mesmo que possa ser pior dependendo da estação do ano, o cheiro tende a ser persistente durante todo o ano. Apesar de o cheiro não poder ser removido completamente, há diversos passos que podem melhorar muito o odor se aplicados com consistência.

Passo 1

Use um piso de fácil limpeza, como tapetes de borracha, para o celeiro do cavalo. Muitos celeiros usam cascalho como piso, mas esse segura a umidade durante a limpeza, o que piora o cheiro. Use uma alternativa como os tapetes de borracha que não absorvem umidade e são fáceis de limpar.

Passo 2

Cubra o celeiro com material absorvente. Muitos donos de celeiro usam cascas de madeira ou serragem, além das novas opções como o pellet, que possui absorvência ainda melhor. Reduzindo a umidade, estas coberturas reduzem o cheiro.

Passo 3

Tire os cavalos para o pasto por parte do dia. Além de ser necessário para o bem estar do animal, dar a eles um tempo fora reduz o tempo em que sujam o celeiro e dá a você tempo para limpar a área.

Passo 4

Limpe o celeiro diariamente. Cavalos são grandes animais que geram muitos dejetos, por isto os celeiros devem ser limpos todos os dias. Usando um garfo para remover os resíduos sólidos e uma pá para retirar as fezes, você reduz o cheiro do celeiro. Alguns donos de celeiros fazem isso duas vezes ao dia se os cavalos passam muito tempo ali.

Passo 5

Tire a cobertura do piso pelo menos uma vez por semana. Mesmo que remova os dejetos diariamente, você precisa remover e recolocar toda a cobertura toda semana para ter um controle melhor do odor. Use uma pá para remover a cobertura do celeiro até o piso ficar totalmente descoberto.

Passo 6

Use uma lavadora de alta pressão para limpar as paredes do celeiro regularmente. Cavalos se apoiam nas paredes e espalham sujeira, de forma que a parede fica suja com o tempo e contribui para o cheiro. Alguns donos de celeiros fazem isso mensalmente, mas isto deve ser feito pelo menos duas vezes ao ano. Remova a cobertura do piso do celeiro e use a limpadora de alta pressão para limpar o chão e as paredes.

Mais recentes

×