Técnicas para remover mofo de carpete de carros

••• convertible car interior image by Christopher Dodge from Fotolia.com

O mofo pode aparecer no carpete de seu carro por várias razões, entre elas: deixar a janela aberta durante uma chuva, entrar no carro com os pés molhados ou derrubar bebida nos carpetes. Não importa o motivo pelo qual o mofo apareça, o importante é lidar com o problema o mais rápido possível.

Proteção

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Há dois fatores importantes a serem considerados antes de limpar o mofo do carpete de seu carro. Você deve evitar que ele se espalhe do carro para sua garagem ou casa, e deve evitar inalá-lo. Tire o carro da garagem e não deixe ninguém permanecer no interior do veículo. Se houver algum objeto importante no carro, não o leve para dentro de casa, a menos que seja absolutamente necessário. Use óculos de proteção, luvas e máscara quando for limpar o mofo. Se não tomar essas precauções, ele pode infestar sua casa e seu organismo.

Retire os carpetes

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Se você descobrir o mofo cedo o suficiente, talvez não seja preciso retirar os carpetes do carro, mas é melhor fazê-lo como medida de precaução. Se o mofo se disseminou do carpetes para o piso, ele pode atingir qualquer parte do carro. Não coloque carpetes infestados dentro de casa. Limpe-os do lado de fora ou na garagem. Dependendo da quantidade de mofo, você terá que comprar carpetes novos.

Limpe o piso

Creatas Images/Creatas/Getty Images

Quando o carpete for removido, você poderá ver realmente se o mofo se espalhou. Com o uso de uma luz negra é possível ver todos os locais atingidos pelo mofo. Usando uma mistura de Veja com água ou um removedor de mofo, você pode limpá-lo com movimentos circulares usando uma bucha para limpeza pesada. O limpador irá matar o mofo, mas é importante removê-lo. Use panos ou toalhas de papel que podem ser descartados após a remoção do mofo do carro.

Limpe o carpete

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Você pode usar no carpete um método parecido com o que usou para limpar o piso. Também existem vários limpadores de carpete que podem ser usados para se lidar com a infestação dependendo de quão espalhada ela se encontra. Após a limpeza, use a luz negra para ver se todos os focos foram eliminados. Se você achar que não há meios de eliminar o mofo, é melhor substituir o carpete.

Dutos de resfriamento

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Após você ter limpado o carro completamente, você precisa ter acesso a áreas difíceis de alcançar localizadas nos dutos de resfriamento e de aquecimento. Se você não limpar o sistema de ar-condicionado, o mofo que pode estar alojado ali pode reinfectar seu carro. Você pode usar um produto especial ou uma solução diluída de peróxido de hidrogênio (6 a 10%) em um borrifador para limpar os dutos. Certifique-se de aplicar o produto também em outras áreas de difícil acesso de seu carro.

Mais recentes

×