Como tirar o cheiro de um velho galinheiro

••• Chicken image by Jouke from Fotolia.com

O conjunto de amônia e bactérias produz um forte odor em galinheiro, que pode ser ofensivo para as pessoas na área e danoso para suas galinhas. Com cuidados apropriados, seu galinheiro pode não cheirar mal sem precisar fazer uma limpeza completa não mais do que uma vez por ano.

Sujeira fina com serragem

Passo 1

Quando notar o crescimento do cheiro, tire as galinhas do galinheiro e coloque-as em um cercado ou deixe-as andar pelo quintal.

Passo 2

Remova as caixas com os ninhos, o bebedouro, o alimentador ou qualquer outro recipiente do galinheiro.

Passo 3

Varra a serragem velha – disponível em lojas de animais e ração – com uma vassoura e coloque na pilha de composto ou jogue no seu jardim, pois é ótimo como fertilizante.

Passo 4

Se o chão estiver manchado com as fezes, escove-o com uma escova e com água quente com sabão; use desinfetante na água quente. Enxague o chão e deixe-o secar completamente.

Passo 5

Fora do galinheiro, lave o bebedouro e o alimentador com desinfetante e água morna, e, em seguida, enxague bem.

Passo 6

Adicione uma nova camada de serragem de cerca de 7 ou 10 cm de profundidade e substitua os acessórios do galinheiro. Você pode colocar a galinhas de volta neste momento.

Muita sujeira com farelo

Passo 1

Remova as aves do galinheiro junto com os acessórios, varra ou passe o ancinho para limpar a serragem velha e escove o chão se necessário.

Passo 2

Jogue uma camada fina de farelo ao redor e dentro do galinheiro, com cerca de 20 a 30 cm de profundidade.

Passo 3

Jogue no chão os grãos para alimentar as galinhas, encorajando-as a redistribuir o farelo aumentando a aeração e prevenindo estagnação.

Passo 4

Adicione uma camada de farelo e jogue mais alimento de galinha sempre que o galinheiro tiver cheiro de amônia.

Passo 5

Varra ou use o ancinho para remover a serragem velha uma vez por ano. Torna-se um composto muito rico que pode ser usado no jardim.

Mais recentes

×