Como remover a condensação de um relógio

••• Comstock/Comstock/Getty Images

A condensação pode se acumular dentro do vidro de um relógio sempre que ele for exposto a muita água, nevoeiro extremo ou umidade. Se o relógio estiver dentro do prazo de garantia, a maioria dos fabricantes recomenda àqueles que estão familiarizados com o funcionamento do relógio a remover a condensação. No entanto, se a garantia expirou, sempre existem maneiras de se resolver o problema por conta própria.

Passo 1

Remova a parte traseira do relógio cuidadosamente. Se houverem instruções que tenham vindo com o relógio, utilize-as para garantir que não o danificará. Caso contrário, escolha ferramentas de joalheria para erguer a parte traseira do relógio sem medo de causar danos permanentes.

Passo 2

Verifique se o selo entre os dispositivos do relógio e o invólucro está intacto. Se estiver danificado ou quebrado, será necessário substituí-lo para evitar que o mesmo tipo de problema aconteça novamente. No entanto, esteja ciente de que nem todos relógios possuem esse selo. Então, se não encontrar um, simplesmente pule para o próximo passo.

Passo 3

Verifique se há água acumulada dentro do relógio. Utilize uma lupa para enxergar de forma mais clara os componentes do equipamento. Se a umidade realmente estiver presente, será necessário tratar tanto do vidro do relógio quanto dos seus acessórios contra a condensação.

Passo 4

Remova a condensação do vidro com um pano limpo e que não solte fiapos. Com auxílio da lupa, verifique de perto para ter certeza de que não manchou ou riscou o vidro. Caso isso tenha acontecido, utilize um pouquinho de limpador de vidros em um cotonete para amenizar o problema e, em seguida, seque novamente com o pano.

Passo 5

Se o problema de umidade no interior dos acessórios for leve ou se não for possível determiná-lo, segure cuidadosamente o relógio sobre a lâmpada quente de uma luminária. O calor da lâmpada deverá remover qualquer condensação menor dentro de alguns minutos sem danificar as peças.

Passo 6

Coloque o vidro e os acessórios sob luz solar direta, se estiver com medo de tocar em qualquer mecanismo interno do relógio. Deixe descansar no local até notar que a umidade se foi, com auxílio da lupa.

Passo 7

Utilize um secador de cabelo, ajustado para potência baixa a média, para eliminar condensação de nível leve a médio, tanto do vidro quanto dos acessórios.

Passo 8

Verifique se o relógio está funcionando adequadamente. Observe-o por cerca de duas horas para ter certeza de que não está atrasando ou se apresenta outro problema de funcionamento. Se estiver, tente substituir a bateria e verifique novamente. Se, aparentemente, estiver funcionando adequadamente, siga para o próximo passo. Caso contrário, talvez seja necessário levá-lo a um joalheiro para um conserto completo.

Passo 9

Recoloque a parte traseira do relógio e certifique-se de que encaixa confortavelmente no lugar. Se não encaixar, talvez o selo não esteja na posição correta. Ajuste-o até que o relógio feche adequadamente.

Passo 10

Verifique novamente se o vidro continua limpo e se o relógio funciona adequadamente antes de colocar a parte traseira completamente no lugar.

Mais recentes

×