Como remover a ferrugem de parafusos velhos

••• rusty screw on the isolated background image by Sergey from Fotolia.com

Se você costuma jogar fora pregos e parafusos enferrujados, você deve ter sempre achado que esteve fazendo a coisa certa; afinal, eles são um grande perigo e imprestáveis, correto? Errado. A maioria dos parafusos enferrujados ainda podem ser utilizados, se você remover a ferrugem, é claro. Isto pode ser feito pelo uso de um agente de limpeza ecológico que você provavelmente deve ter na despensa de sua cozinha.

Passo 1

Verifique a etiqueta no seu vinagre, pois não deve ser diluído. Muitos vinagres são misturados com água com o intuito de reduzir sua acidez, mas você precisa que sejam bem forte para remover a ferrugem.

Passo 2

Encha 2/3 do recipiente impermeável com vinagre. No entanto, deixe pelo menos 3 cm no topo para não transbordar quando você colocar os parafusos.

Passo 3

Deixe os parafusos de molho no vinagre por 24 horas. Após você os submergir tampe o recipiente firmemente. Você pode chacoalhar os parafusos a cada 2 - 3 horas para repelir a ferrugem.

Passo 4

Esfregue os parafusos com uma escova de dente de baixo de uma água morna e corrente. Dentro do vinagre, toda, ou quase toda, a ferrugem vai se soltar. Entretanto, você pode remover as manchas que permaneceram, enquanto você estiver removendo o vinagre, esfregando o cume do parafuso.

Passo 5

Seque os parafusos completamente. Não deixe-os secarem ao ar livre, mas sim seque-os completamente com um pano. Caso o pano comece a ficar úmido, troque por outro, caso contrário, novas ferrugens vão aparecer no seu parafuso em pouco tempo.

Mais recentes

×