Como remover fios partidos de um conduíte embutido

••• Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Um sistema elétrico doméstico consiste de muitos circuitos que fornecem energia a cômodos ou aparelhos individuais. O conduíte guia a fiação dos disjuntores para as caixas de junção ao longo do circuito para levar a eletricidade onde ela for necessária. Ele poderá estar embutido nas paredes, no piso ou até no subsolo, passando da casa para uma construção externa. Quando ocorre uma avaria na fiação e o circuito fica defeituoso, o fio deverá ser removido — normalmente em dois pedaços de conduíte — e substituído.

Passo 1

Desconecte a energia elétrica desligando o disjuntor de abastecimento que indica "principal" na parte de cima de sua caixa de disjuntores.

Passo 2

Abra a caixa e localize o disjuntor que abastece o circuito que passa através do conduíte embutido. Solte o parafuso no disjuntor e puxe o fio preto positivo. Encontre o fio branco neutro e desatarraxe-o do barramento neutro. Solte o fio terra, se ele existir.

Passo 3

Puxe os fios para fora da caixa elétrica sem tocar no fios ligados que abastecem o serviço elétrico. Esses fios continuarão energizados, a menos que a companhia de eletricidade desligue a força.

Passo 4

Siga os fios ao longo de seus caminhos até o conduíte e remova os fixadores que os mantêm no lugar. Passe para a outra ponta do conduíte e remova o fio da caixa elétrica ou de junção. Se houverem diversas caixas ao longo do circuito, abra cada uma e desconecte os fios que serão removidos. Remova as tampas de fio para evitar puxá-los de volta através do conduíte. Ligue o abastecimento principal de energia da casa quando as duas extremidades do circuito estiverem desligadas.

Passo 5

Puxe o fio em cada extremidade para determinar de que lado puxá-lo. Normalmente, uma direção é mais fácil que a outra. Puxe o fio lentamente através do conduíte e enrole-o enquanto isso. Puxe os fios para fora pelos dois lados, caso eles estejam partidos no meio do circuito.

Mais recentes

×