Como inverter o sentido de um exaustor de parede

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Se o seu exaustor de parede não tem um interruptor embutido para inverter a direção que as pás giram, você pode inverter a polaridade manualmente. Os exaustores, como os encontrados em sótãos, funcionam com 110 V AC (corrente alternada), e você pode inverter os fios conectados às bobinas do motor para mudar o sentido de funcionamento. Fazer isto permitirá que você jogue ar para dentro de um ambiente, ao invés de retirar ar dele.

Passo 1

Desligue a ventoinha do exaustor ou o disjuntor que a controla.

Passo 2

Remova o conjunto de pás do invólucro da ventoinha para expor o motor. Na maioria dos casos, o conjunto de pás está preso com parafusos. Talvez você precise remover mais alguns componentes para acessar o motor da sua ventoinha em particular. Normalmente, você precisará somente de uma chave de fenda e algumas chaves inglesas para retirar os componentes.

Passo 3

Localize o invólucro que cobre as bobinas de fios, remova os parafusos que o prendem e depois remova-o. Como são normalmente feitos de metal, você precisará de uma chave inglesa para remover as porcas que unem o invólucro. Entretanto, dependendo do modelo de ventoinha, o invólucro poderá ser plástico, sendo preso apenas com parafusos. Sendo assim, você precisará de uma chave de fenda para abri-lo.

Passo 4

Localize os cabos elétricos que se conectam a cada bobina. Estes cabos normalmente estão escondidos dentro do invólucro. Solte os conectores que prendem os cabos aos terminais das bobinas e então inverta os cabos. Isto inverterá a polaridade, fazendo com que o motor gire no sentido contrário.

Passo 5

Recoloque o invólucro usando os parafusos e porcas que você removeu com o auxílio da chave inglesa. Depois, remonte toda a ventoinha e coloque-a de volta no invólucro. Prenda-a com os parafusos e a chave de fenda.

Passo 6

Religue a ventoinha. O seu exaustor deverá funcionar no sentido contrário agora.

Mais recentes

×