Como remover resíduos de entretela termocolante

••• Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

A entretela termocolante é um material bem útil para aqueles que costuram ou usam tecidos para outros projetos, pois ela une dois pedaços de tecido, ou um pedaço de tecido e outro de papel, sem a necessidade de costurá-los. Um desafio de se trabalhar com essa entretela é removê-la. Se as duas camadas simplesmente forem separadas, um resíduo grudento ou pedaços de entretela permanecerão nas superfícies. Entretanto, não se preocupe. Com persistência e a técnica adequada, é possível remover até mesmo o adesivo mais resistente.

Passo 1

Coloque o ferro de passar na potência máxima de vapor e deixe aquecer de cinco a dez minutos.

Passo 2

Segure o ferro por dez segundos sobre a entretela aderida ao tecido, ou até que seu adesivo comece a derreter. Se a entretela não estiver entre tecidos – ou tecido e papel –, coloque um retalho de tecido por cima dela para evitar que o ferro de passar grude.

Passo 3

Puxe a entretela, ainda quente, rapidamente do tecido. Se o tecido for muito grande, trabalhe em pequenas seções. Se a entretela ainda estiver difícil de remover, borrife um pouco de água no tecido.

Passo 4

Assim que a maior parte da entretela tiver sido removida, coloque um retalho úmido por cima do tecido.

Passo 5

Segure o ferro em cima do retalho úmido por dez segundos e então separe os dois pedaços de tecido para remover os resíduos de adesivo que possam estar no local. Repita o processo até que todo o resíduo tenha desaparecido.

Passo 6

Para remover resíduos mais resistentes, umedeça uma esponja de maquiagem com álcool de limpeza e dê leves batidas no tecido.

Mais recentes

×