Como remover uma sonda

Existem dois tipos principais de sondas urinárias: a sonda Foley e a sonda vesical de demora. Pacientes ambulatoriais são os responsáveis pelos cuidados com esta última. Cerca de 10% a 15% dos pacientes de hospital possuem uma sonda Foley. Diferenças entre as duas exigem métodos específicos de remoção. No caso da sonda vesical, há dois métodos, já com a sonda Foley, há complicações que médicos de hospitais dão conta. Os passos abaixo explicam os procedimentos de remoção.
Sonda vesical de demora
Step 1
Localize a porta de insuflagem do lado da sonda e conecte uma pequena seringa.
Step 2
Retire o fluido com o auxílio da seringa até que não saia mais nada.
Step 3
Remova a sonda vagarosamente, puxando-a por completo, com cuidado.
Step 4
Corte a tubulação da porta do balão com uma tesoura cirúrgica como alternativa de remoção. Espere o fluido todo escorrer antes de remover a sonda vagarosamente.
Sonda Foley
Step 1
Certifique-se de que a sonda está na bexiga.
Step 2
Corte a porta do balão da válvula de insuflagem para removê-la, deixando o líquido drenar. Caso isso não aconteça, provavelmente há alguma obstrução na entrada do balão ou ao longo da sonda.
Step 3
Lubrifique um fio-guia fino e passe pelo canal inflamatório. O fluido deve escorrer ao longo do fio.
Step 4
Passe uma sonda venosa central de bitola 22 sobre o fio-guia caso o fluido ainda não tenha sido drenado. Remova o fio quando a ponta da sonda encostar no balão, então deve ocorrer a drenagem.
Step 5
Dissolva o balão usando óleo mineral se o fluido ainda não tiver sido drenado. Injete 10 ml do óleo com uma seringa pequena através da porta de insuflagem. Em 15 minutos, o balão deve dissolver.
Step 6
Injete mais 10 ml de óleo mineral se após os 15 minutos o balão ainda não tiver sido drenado.
Mais Artigos
- Busque auxílio médico caso não consiga retirar a sonda apenas puxando-a. Se você não conseguir dentro de oito horas após a remoção da sonda, consulte seu médico. Se você sofrer dores ou distensão abdominal após a remoção, busque atendimento médico. Quando o balão da sonda não desinfla, geralmente é por conta de um defeito na válvula. Isso pode acontecer ao se dobrar, amassar ou apertar o canal de insuflagem.
- Não use acetona, clorofórmio ou éter para dissolver o balão, pois estes produtos podem ser tóxicos para a bexiga.