Como remover uma tampa de bueiro entalada

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Uma tampa de bueiro de metal serve para proteger as entradas que levam ao sistema de encanamento ou de linhas elétricas. Ocasionalmente esses bueiros ficam presos e se tornam perigosos para remover. Caso você precise remover alguma tampa de bueiro entalada para resolver algum problema, como um cano quebrado, use métodos seguros para isso.

Passo 1

Limpe a área do bueiro com uma pá caso haja muita sujeira ou escombros sobre os arredores da tampa. A remoção dessa sujeira não só facilita a retirada da tampa, como também evita que caiam fragmentos para dentro do bueiro. Use uma vassoura resistente para completar a limpeza.

Passo 2

Limpe a tampa usando um pressurizador de água. Corrosão, ferrugem e sujeira endurecida poderão prender a tampa do bueiro firmemente no chão.

Passo 3

Avalie o modelo da tampa de bueiro para determinar a melhor maneira de removê-lo. Normalmente, os bueiros modernos são construídos em duas maneiras: com furos ou com uma superfície lisa. Para remover a tampa com superfície lisa, vá para o "Passo 4". Para abrir a tampa de bueiro com um ou mais buracos, siga para o "Passo 5".

Passo 4

Use um suporte magnético para remover de forma segura a tampa de bueiro sem furos. Essa ferramenta poderá ser encontrada em lojas de máquinas para construção. Esses tipos de guindastes possuem um imã do tipo industrial que se prende à tampa do bueiro. Uma vez que o imã estiver unido ao metal, use a alça do guindaste para forçar a tampa para cima. Quando retirada, dirija o suporte do guindaste para o lado oposto e libere a passagem do bueiro.

Passo 5

Use um gancho ou um pé-de-cabra para remover uma tampa de bueiro com uma ou mais perfurações. Eles normalmente são feitos com metais muito resistentes. Insira o gancho em um dos buracos da tampa e levante em um ângulo de 45º. Assim que você levantar uma das bordas, puxe-a em sua direção para liberar o resto da abertura do bueiro. Assim que você conseguir retirar parte da tampa, afaste-a da abertura, arrastando ao invés de levantá-la.

Mais recentes

×