Como remover tinta de dobradiças de portas

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Ao pintarmos uma porta, é fácil criarmos artifícios e deixar as ferragens no lugar. Nesses casos, quase sempre a tinta cobre as dobradiças. Muitas tintas podem ser facilmente limpas enquanto úmidas, mas quando secam, os removedores poderão ser utilizados. No entanto, também existem outras opções.

Passo 1

Remova a dobradiça e outras ferragens da porta. Coloque os objetos de metal pintados em uma panela velha de 8 L no fogo.

Passo 2

Encha aproximadamente metade da panela com água, adicione três colheres de sopa de detergente e ferva.

Passo 3

Depois de 15 minutos, teste uma peça com uma pinça. Puxe-a da água e descasque-a levemente com uma faca. Se a tinta sair facilmente, todas estarão prontas. Caso contrário, deixe-as por mais 10 ou 15 minutos.

Passo 4

Pegue as dobradiças da panela e coloque-as em um pedaço de papelão. Use uma escova de dentes para remover a tinta — mas tenha cuidado para não tocar no metal quente com a pele desprotegida.

Passo 5

Abra as janelas para ventilar ou leve as dobradiças para fora. Até os removedores de tinta atóxicos podem liberar gases desagradáveis. Quando o metal esfriar, aplique uma camada fina de removedor para retirar os restos de tinta, se for necessário.

Mais recentes

×