Como restaurar maçanetas de metal
Image by Tim & Mary Vidra
Maçanetas de metal, principalmente aquelas encontradas em casas antigas, podem reter anos de pátina e até ser cobertas por várias camadas de tinta. Com a ajuda de uma panela de cozimento lento, água e detergente, a pintura empastada pode ser facilmente removida para que sejam restaurados os detalhes originais que dão personalidade a uma casa. Esse método funciona para todos os tipos de trincos de metal ou de latão, de maçanetas a placas e dobradiças, de fechaduras a batedores de porta. Ao trabalhar com materiais que contêm várias camadas de tinta, há grande possibilidade de que alguma delas seja à base de chumbo se a peça for anterior a 1980. É importante tomar cuidado e usar equipamentos de proteção, como luvas e máscaras, ao trabalhar com esses materiais para expor a tinta.
Step 1
Image by Tim & Mary Vidra
Remova a maçaneta de latão da porta, primeiramente localizando os parafusos e depois retirando delicadamente a tinta em volta e no centro deles para desenroscá-los com uma chave de fenda.
Step 2
Image by Tim & Mary Vidra
Se a maçaneta continuar presa à porta depois da remoção dos parafusos, use a chave de fenda para soltá-la delicadamente e desprenda-a usando um dos furos para parafusos.
Step 3
Image by Tim & Mary Vidra
Deixe a maçaneta de molho em uma panela de cozimento lento, adicionando água para cobrir as peças de metal por pelo menos 2,5 cm. Adicione bastante detergente de lavar louças (mais ou menos 1/4 de xícara). Regule a panela de cozimento lento para fogo baixo, cubra-a com a tampa e deixe as peças de metal de molho por de seis a 10 horas de um dia para o outro.
A água aquecida e o detergente trabalham para soltar a tinta lentamente, tornando-a fácil de descascar das peças originais.
Step 4
Image by Tim & Mary Vidra
Desligue a panela, vista as luvas protetoras e remova com cuidado a maçaneta de metal. A tinta deve soltar-se facilmente e descascar da peça original.
Step 5
Image by Tim & Mary Vidra
Esfregue fissuras e fendas detalhadas com uma mão enluvada e use uma pinça para soltar a tinta em locais menores e difíceis de chegar. Se permanecerem resíduos em pequenas áreas, mergulhe a peça por mais uma hora antes de tentar retirar a tinta novamente.
Step 6
Image by Tim & Mary Vidra
Enxágue e seque as peças de metal. Para jogar fora a água potencialmente contaminada com chumbo, primeiro filtre-a em um filtro de pano antes de jogá-la em um ralo ou no vaso sanitário. Para quantidades limitadas de resíduos filtrados, coloque em um saco reforçado e jogue fora junto com o lixo domiciliar.
Se você gostar da pátina e do visual gasto da maçaneta, está pronto para reinstalar as placas na porta. Para um acabamento mais lustroso, use um polidor de metal que recuperará mais do brilho original.
Step 7
Image by Tim & Mary Vidra
Passe um pano e dê polimento na maçaneta de metal até que o brilho do acabamento lhe agrade.
Step 8
Image by Tim & Mary Vidra
Aparafuse com cuidado a maçaneta limpa de volta ao seu lugar na porta.
Sobre o Autor
Mary and Tim Vidra, the creative couple behind the lifestyle blog 17Apart.com, live and work in Richmond, Virginia. Both do-it-yourselfers by nature, they are continually in search of simple solutions for living more sustainably — sharing their ideas, tips and tricks for DIY home decor, urban gardening and cooking.
Créditos Fotográficos
Image by Tim & Mary Vidra