Como remover tinta de látex sem arrancar o verniz da madeira

••• Jupiterimages/Creatas/Getty Images

A remoção de tinta de látex, sem retirar o verniz de mobiliário de madeira e rodapés, pode ser feita com álcool isopropílico, pois o álcool em si não danifica o verniz. Caso a tinta ainda esteja molhada, ela pode muitas vezes ser limpa com um pano úmido, mas, quanto mais tempo a pintura permanecer na madeira envernizada, é muito provável que arranque o verniz. O truque é ser gentil e paciente ao remover a tinta látex, e também compreender que o verniz ainda pode sofrer algum dano.

Passo 1

Aplique o álcool isopropílico na tinta de látex. Se estiver removendo tinta em uma grande área, aplique o álcool em partes de 8 cm2 de cada vez.

Passo 2

Cubra a área com filme plástico. O álcool evapora muito rápido, por isso você deve cobrir o local da aplicação para mantê-lo úmido a fim de permitir o descolamento da tinta látex. Deixe o álcool agir na tinta por 30 minutos.

Passo 3

Retire o plástico da área e reserve. Esfregue a tinta látex com a toalha para removê-la. Caso a toalha não remova a tinta, delicadamente use o raspador para descascá-la da superfície da madeira.

Passo 4

Lave a área com água para remover todo o resíduo de álcool e pintura. Seque completamente para impedir que o verniz seja danificado.

Mais recentes

×