Como remover tinta seca de pisos de madeira e rodapés
wooden texture image by AGITA LEIMANE from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>
Remover tinta de madeira pode ser um pouco desafiador. Se as manchas de tinta são pequenas, você pode precisar apenas de uma espátula e um pouco de lixa. Mas se desejar remover uma área maior de tinta, ou se a mancha é mais teimosa ou está em um lugar de difícil acesso, então provavelmente precisará de removedor de tinta, uma pistola de calor, e possivelmente até mesmo uma grande lixadeira cilíndrica para madeira. Se os rodapés são cobertos em bastante tinta, então é muito mais fácil remover os rodapés antes de iniciar o processo para que possam ser colocados em um local plano.
Removendo pequenas áreas de tinta
Step 1
Remova pequenas manchas de tinta com uma espátula. Arraste-a sobre a pintura para ver se isso levantará a mancha. Se não, enfie a espátula logo abaixo da superfície da tinta para romper a adesão entre a tinta e o revestimento de madeira, e empurre. Tenha cuidado para não arrancar a madeira ou criar farpas ao raspar.
Step 2
Remova a tinta teimosa com uma pistola de calor ou removedor de tinta. Segure a pistola de calor de 2,5 a 5 centímetros de distância da superfície e mantenha-se movendo-a lentamente para que a madeira não queime. Depois, use uma espátula para remover a tinta velha imediatamente, caso contrário ela secará rapidamente e formará uma pasta difícil de remover.
Step 3
Aplique uma camada grossa de removedor de tinta à tinta seca restante. Siga as instruções do fabricante para a aplicação e remoção, mas deixe-o ali tempo suficiente para que a tinta se dissolva, isto é, no mínimo, 10 minutos, mas pode demorar mais.
Step 4
Raspe a tinta velha e o removedor com a espátula e limpe em jornal. Neutralize o removedor seguindo as instruções do fabricante, geralmente com panos e água com sabão.
Step 5
Lixe a área levemente com uma lixa fina.
Step 6
Passe um pano absorvente para remover toda a poeira lixada e reaplique verniz se necessário.
Removendo grandes áreas de tinta
Step 1
Remova rodapés delicadamente afastando-os para longe da parede com um formão largo ou pé-de-cabra. Exerça pressão sobre a base sólida da parede, e não o revestimento, para não danificar a parede. Vá progredindo ao longo do rodapé, erguendo-o gradualmente. Não retire puxando por um lado, pois isso pode rachar ou quebrar o rodapé.
Step 2
Remova quaisquer pregos usando a cunha do martelo.
Step 3
Aplique uma camada grossa de removedor de tinta na parte da frente do rodapé. Siga as instruções do fabricante para a aplicação e remoção, certificando-se de deixar tempo o suficiente para dissolver a tinta; que é pelo menos 10 minutos, mas pode ser mais.
Step 4
Limpe a tinta velha antes que seque ou endureça, e depois limpe em jornal. Deixe secar antes de jogar fora.
Step 5
Lixe o rodapé levemente com lixa fina para remover qualquer resíduo de tinta restante. Se o rodapé tem ranhuras difíceis de alcançar, eles podem exigir uma nova dose de removedor. Use uma escova de dentes, uma espátula triangular ou uma pequena chave de fenda para tirar a pintura derretida das ranhuras, com cuidado para não danificar a madeira. Dobre uma lixa ao meio e use o vinco nestas ranhuras.
Step 6
Lixe o piso usando uma lixa cilíndrica alugada ou uma lixadeira de cinta grande. Comece diagonalmente com a lixa grossa, e então seguindo o sentido da madeira com a lixa média, finalizando com a lixa fina.
Step 7
Lixe os cantos do piso com a lixadeira de canto. Faça a lixadeira se mover de lado para prevenir marcas circulares. Você só precisará lixar até cerca de 1 cm da parede, já que o rodapé cobrirá o piso.
Step 8
Substitua os rodapés. Pregue abaixo da superfície e preencha os buracos com preenchimento de madeira.
Step 9
Aspire toda a poeira dispersada pela lixa, e limpe com um pano para que o piso fique pronto para a aplicação de verniz.
Mais Artigos
Referências
- "The Ultimate Home Design Sourcebook"; Anoop Parikh, Debora Robertson, Thomas Lane, Elizabeth Hilliard. Melanie Paine; 1998 [em inglês]
- "The Complete Illustrated Guide to Woodworking"; Stephen Corbett; 2006 [em inglês]
Recursos
Dica
- Ao usar o removedor de tinta, lixa ou a pistola de calor, você provavelmente danificará ou removerá o acabamento original. Se você está apenas removendo a pintura de determinados pontos no rodapé e no chão, você provavelmente terá que substituir o acabamento (incluindo tinturas) para combinar com o resto do rodapé e do chão.
- A madeira escurece com a idade, de modo que quando se trabalha com madeira velha você pode acabar clareando a madeira, mesmo que não tenha sido envernizada. Neste caso, use um corante para assegurar que a madeira recém-reparada fique da mesma cor que o restante da madeira. Se a diferença de cor é sutil, tente usar chá forte ou café para envelhecer a madeira.
- Tenha cuidado para não espirrar água demais ao neutralizar o removedor de tinta e ao remover a tinta antiga, pois ela pode ficar entre as tábuas do assoalho e danificar a madeira.
Advertência
- Sempre use um respirador quando trabalhar com lixas, pois a poeira pode ser tóxica. Use roupas e equipamentos de proteção ao trabalhar com ferramentas elétricas e removedor de tinta: óculos de segurança, protetores auriculares, luvas de borracha e calçados resistentes. Proteja a pele contra derramamento do removedor, vestindo roupas adequadas. Não use roupas folgadas (lenços, mangas desabotoadas, calças largas) ao operar uma ferramenta elétrica.
Sobre o Autor
Modigliani Brooks started writing books in 1995. Her work has appeared in publications such as "Tearaway" magazine and The Ebook Collection. In addition to a Bachelor of Arts (Honours) in English from Massey University, Brooks trained as an editor at Chapterhouse Publishing in the UK.
Créditos Fotográficos
wooden texture image by AGITA LEIMANE from Fotolia.com