Como reparar um arranhão no revestimento reflexivo de um espelho

Candlestick in the Mirror image by Arne Bramsen from Fotolia.com

Uma série de revestimentos na parte traseira do espelho dão a ele seu acabamento reflexivo. Se esse revestimento estiver arranhado, aquela parte do espelho acima do arranhão vai perder suas qualidades reflexivas. Há diferentes opções para reparar esse problema. O método mais simples é colar com fita um pedaço de folha de alumínio sobre o arranhão. Kits para revestimento de prata em espelho podem ser utilizados, mas os resultados variam de acordo com a habilidade do aplicador. Se seu espelho for antigo, ou valioso para você, sua melhor escolha é pedir para um profissional consertá-lo.

Reparando um espelho arranhado com folha de alumínio

Step 1

Estenda um cobertor macio no chão, ou trabalhe sobre o carpete.

Step 2

Examine o espelho para determinar a melhor maneira de remover seu vidro da moldura. Em certos tipos de espelho, o vidro está preso dentro da moldura por algumas abas de metal maleáveis, enquanto em outros estilos o vidro pode estar preso com parafusos.

Step 3

Solte o vidro do espelho de sua moldura, tomando muito cuidado para não quebrar nenhum dos dois. Coloque o espelho virado para baixo no cobertor ou carpete.

Step 4

Examine a parte de trás do vidro e localize o arranhão no revestimento do espelho.

Step 5

Corte um pedaço liso de folha de alumínio que cubra inteiramente o comprimento e largura do revestimento arranhado.

Step 6

Coloque a folha de alumínio no lugar, com o lado reflexivo para baixo, em cima do arranhão. Passe fita adesiva transparente de cima para baixo a partir da extremidade superior do alumínio.

Step 7

Lustre o alumínio com a extremidade redonda de uma colher. Alise quaisquer rugas que estejam presentes na folha.

Step 8

Passe a fita adesiva nas extremidades remanescentes do alumínio.

Step 9

Vire o espelho para cima e examine o reparo finalizado. Se estiver de acordo com suas expectativas, coloque o espelho de volta à moldura e coloque-o no lugar. Se o reparo estiver insatisfatório, considere aplicar o revestimento de prata.

Usando um kit de revestimento de prata para reparar um espelho arranhado

Step 1

Obtenha um kit de revestimento de prata. Esses kits estão comumente disponíveis em lojas de artesanatos e ferragens especializadas.

Step 2

Remova cuidadosamente o vidro do espelho da moldura. Inspecione o lado revestido em busca de danos. Se o próprio vidro estiver danificado, ao invés de apenas o revestimento, o uso do procedimento com prata não vai esconder o dano e, na verdade, pode até destacá-lo. Se o vidro do espelho estiver danificado, considere a substituição.

Step 3

Descasque a pintura traseira do espelho usando um removedor de tinta. Alguns kits de revestimento de prata vêm com o removedor incluso. Você pode precisar comprá-lo separadamente. Certifique-se de que seu removedor é adequado para a remoção de tinta de espelhos. Siga as instruções do fabricante do produto.

Step 4

Use ácido nítrico para descascar o revestimento de prata da parte traseira do espelho. Este ácido deve estar incluso no kit. Siga as instruções do fabricante para usar o produto adequadamente.

Step 5

Limpe o vidro descascado abundantemente com água deionizada e um pano limpo e sem fiapos. Certifique-se de que o vidro está seco e completamente livre de quaisquer contaminações na superfície.

Step 6

Misture as substâncias químicas que estão inclusas no revestimento de prata em um pulverizador especializado para aplicá-las na parte traseira do vidro do espelho. Deixe o revestimento secar de acordo com as instruções do fabricante.

Step 7

Aplique pintura de cobre sobre o revestimento de prata. Siga as instruções inclusas no kit para seu método de aplicação adequado. Deixe secar.

Step 8

Cubra a parte traseira do espelho com uma pintura protetora. Assim que a camada final estiver seca, o espelho está pronto para voltar à moldura e à parede.

×