×
Loading ...

Como secar um livro sem que as páginas fiquem enrugadas

Danos causados pela água podem ser um pesadelo se o objeto danificado for um livro. Eles levam muito tempo para secar e quando isso finalmente acontece ficam distorcidos, as letras borradas e as páginas grudentas e enrugadas. Há uma maneira eficaz porém demorada de minimizar o estrago. Se você tiver paciência, o tempo gasto e o esforço feito valerão a pena.

Instruções

Seque um livro sem que as páginas fiquem enrugadas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Seque o livro. Não se preocupe se o livro estiver encharcado. Coloque-o em pé e bem fechado com o auxílio de dois aparadores de livros. Coloque um papel absorvente entre a capa e o texto, outro entre a contra capa e o texto e um último debaixo do livro. Quando a água tiver sido sugada, retire os papéis.

    Loading...
  2. Coloque pedaços de papel toalha entre algumas folhas se o livro estiver apenas parcialmente molhado. Troque o papel quando ele estiver molhado demais. Se você o deixar lá as páginas do livro ficarão enrugadas e mofadas. Note que trocas frequentes de papel são mais eficazes do que colocar muitos pedaços de papel toalha entre páginas do livro. Retire o papel toalha quando o livro estiver apenas úmido.

  3. Coloque seu livro úmido em um local fresco e seco para evitar a formação de mofo. Temperaturas altas e umidade não são pertinentes nessa situação. A umidade relativa do ar deve estar abaixo de 50% e a temperatura abaixo de 21ºC.

  4. Seque o livro completamente. Coloque-o em um local seco e fresco, com apenas um ventilador para garantir a circulação do ar. O vento não deve ficar em cima do livro. Como dito, a única finalidade do aparelho é manter uma boa circulação de ar no ambiente.

  5. Finalize o procedimento. Coloque o livro sob um peso ligeiramente leve para evitar que mais páginas fiquem enrugadas.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...