Como reparar um vazamento com massa epóxi

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Caso precise consertar um vazamento rapidamente em um encanamento, você pode usar massa epóxi. É uma maneira prática de reparar canos e conexões em vez de cortar o cano com vazamento e soldar uma nova montagem. É simples de usar e praticamente qualquer pessoa, mesmo sem habilidade ou experiência, será capaz de aplicar a massa para impedir um vazamento. Siga as etapas abaixo e saiba como proceder.

Passo 1

Encontre o local exato do vazamento. Se a água está vazando lentamente, seque a área e coloque um pedaço de papel toalha sobre o local que você suspeita ser a fonte de vazamento. Retire o papel toalha e verifique se está molhado. Continue com esse procedimento até identificar todos os vazamentos.

Passo 2

Desligue o registro de água. Ligue as torneiras. Isso liberará a pressão dos encanamentos.

Passo 3

Lixe os canos da canalização com uma lixa de granulação 100. Os canos devem estar limpos, secos e livre de quaisquer detritos. Os canos de cobre devem ficar reluzentes.

Passo 4

Corte uma parte de massa epóxi com uma faca. Mexa a massa com os dedos até misturá-la completamente. Você saberá o ponto pela cor. Ela ficará com uma cor sólida depois de misturada.

Passo 5

Pressione a massa epóxi no cano. Enrole-a no cano completamente e cubra cada lado do vazamento com pelo menos 2 cm de massa. Se o vazamento estiver em um encaixe, cubra toda a montagem com massa epóxi.

Passo 6

Use a massa epóxi dentro de três minutos, a partir do momento em que você começar a misturá-la; ela começará a secar rapidamente. Só misture o que você puder usar em três minutos de cada vez.

Passo 7

Ligue a água após uma hora. A massa irá endurecer após dez minutos, mas leva uma hora para curar completamente. Verifique se há vazamentos.

Mais recentes

×