Como fazer reparos em panelas esmaltadas
rouge image by Claudio Calcagno from Fotolia.com
Panelas revestidas com esmalte são valorizadas pela sua durabilidade, atratividade e capacidade de distribuir o calor uniformemente. Panelas de esmalte comuns incluem panelas, frigideiras e caçarolas. Embora a maioria dos esmaltados de alta qualidade duram uma vida inteira, peças de baixo custo, abusadas ou defeituosas podem quebrar. Esmalte vitral é um revestimento de vidro fundido com metal a temperaturas acima de 540°C, deste modo, uma verdadeira reparação deve ser feita por um profissional. No entanto, existem alguns truques para corrigir esmalte lascado de panelas em casa, estas soluções temporárias irá fornecer uma solução cosmética aos revestimentos externos ou fazer um item de cozinha com um revestimento de superfície segura para alimentos.
Step 1
Remova todo o esmalte solto usando um martelo para bater levemente um cinzel em torno da borda do trincado. Esta etapa só é necessária se você perceber descamação visível ou material lascado.
Step 2
Mergulhe um pedaço de lã de aço em óleo e esfregue as bordas do trincado com um movimento circular. Aplique uma pressão firme, o óleo vai lubrificar a lã de aço, tornando-a mais fácil e rápida de limpar. Esta etapa remove todos os pequenos pedaços de esmalte da panela.
Step 3
Limpe e seque cuidadosamente a panela com um pano de algodão e detergente. Se a base de sua panela lascada não for de ferro fundido (como alumínio ou aço inoxidável) ou se o trincado for do lado de fora da panela, vá para a Etapa 7.
Step 4
Esfregue uma leve camada de óleo em qualquer ferro fundido exposto que está na superfície de cozimento interior da peça.
Step 5
Coloque uma folha de papel alumínio na prateleira inferior do forno. Pré-aqueça o forno de 175°C a 260°C.
Step 6
Coloque o esmaltado lubrificado com a face para baixo na prateleira de cima do forno. Asse por 1 hora, retire e deixe esfriar completamente. Isso é chamado de "tempero", e ele irá criar uma superfície antiaderente e segura para alimentos em que você pode continuar a cozinhar. Re-tempere conforme necessário para evitar a formação de ferrugem.
Step 7
Aplique uma fina camada de tinta esmalte em qualquer lascado que não vai entrar em contato com os alimentos. A pintura não é esmalte verdadeiro - apenas se assemelha a ele - e não é seguro para alimentos. Há muitas cores disponíveis, então escolha aquela que mais se aproxima a sua panela. Depois de seca, aplique camadas adicionais, conforme necessário.
Referências
Recursos
Dica
- Verifique com o fabricante das panelas antes de tentar quaisquer reparos domésticos, alguns oferecem garantias estendidas ou até mesmo vitalícias e irão substituir peças danificadas ou com defeito.
- Nunca esfrie a panela esmaltada quente com água fria: A mudança drástica de temperatura faz com que as moléculas de esmalte se contraiam rapidamente e pode resultar em trincados adicionais.
- Para reparos permanentes ou correções estéticas na superfície interior de sua panela, entre em contato com um profissional do ramo.
Sobre o Autor
Laura Crawford-Adiletta became the in-house copy editor of "Cleveland" magazine in 2008, where she also worked as a section and special project editor. Crawford-Adiletta's work won an award from the Ohio Society of Professional Journalism in 2009. She earned her Bachelor of Arts in English from Case Western Reserve University.
Créditos Fotográficos
rouge image by Claudio Calcagno from Fotolia.com