Como repreender funcionários de maneira construtiva

•••

Muitos chefes não gostam de chamar a atenção de seus funcionários, e os que gostam costumam não ser muito eficazes nisso. A repreensão de seus empregados deve ser feita de forma construtiva, ou eles irão se virar contra você e haverá um problema de insubordinação em suas mãos. Funcionários infelizes não são muito produtivos, então é de seu interesse repreendê-los construtivamente.

Passo 1

Chame seu funcionário discretamente em seu escritório ou outro lugar reservado. É melhor repreender seu empregado com privacidade, não em frente aos colegas de trabalho dele. Tente não fazer uma cena quando o chamar para conversar com você; às vezes mandar um e-mail é uma boa estratégia.

Passo 2

Use palavras positivas e não o culpe. Ao invés de dizer "você não fez os relatórios a tempo e, por sua causa, eu estou tendo problemas com o gerente", diga algo como "eu gostaria que você conseguisse entregar seu trabalho a tempo da próxima vez. Sempre que alguém se atrasa, toda a equipe é prejudicada e os chefes de alto escalão se irritam".

Passo 3

Sugira maneiras de seu funcionário melhorar o comportamento dele no futuro. Sempre diga a ele que pode melhorar sem deixar o trabalho de lado. Por exemplo, tente dizer para ele algo como "eu realmente gostei da maneira como você motivou os outros funcionários neste projeto, mas lembre-se de trabalhar em equipe também". Isto é fundamental em correções construtivas, o que serve também para o Passo 2.

Passo 4

Dê a ele uma chance de contar o lado dele da história. Você deve usar seu julgamento nesta hora; se o emprego tem um histórico de dar desculpas, não dê tanto crédito para o que ele disser e fique de olho nele para mantê-lo na linha. Se algum de seus melhores empregados pisar na bola e tiver uma boa razão para isso, não seja muito duro com ele.

Passo 5

Finalize com uma observação positiva. Agradeça a ele por falar com você e mencione algo bom que ele tenha feito recentemente. Isto faz maravilhas para melhorar a moral e diminuir as chances de ser necessário repreendê-lo novamente.

Mais recentes

×