Como restaurar aço revestido com óxido negro

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Aço revestido com óxido negro na maioria das vezes refere-se ao tom encontrado no metal de armas de fogo, especialmente as mais velhas, ou mesmo em armas antigas. Tipicamente, as armas são tratadas para proteger as superfícies da oxidação, o que pode diminuir sua qualidade e usabilidade. Em vez de oxidação, a arma fica com uma coloração escura devido às reações químicas que ocorrem na superfície do metal ao longo do tempo. O processo para reverter essa ocorrência, por pelo menos um curto período de tempo, é ironicamente chamado de "oxidação negra". A oxidação é conseguida através de meios quentes ou frios, mas os métodos frios são mais fáceis e mais aplicáveis a uma ampla variedade de superfícies de arma.

Passo 1

Elimine completamente o óleo de todas as superfícies metálicas da arma. Você pode fazer isso usando o limpador de freio. Álcool isopropílico comum pode servir se colocado em um frasco de spray e aplicado livremente sobre a superfície do metal. Coloque todas as suas peças de metal limpas sobre uma superfície plana, como uma assadeira de vidro.

Passo 2

Mergulhe as partes da arma no vinagre branco destilado. Deixe as peças descansarem por, pelo menos, 15 minutos. Em seguida, remova cada parte por vez e limpe com um pano limpo. Coloque-as de volta no vinagre. Repita esse processo várias vezes, e você verá o óxido negro assim como o filme oxidado avermelhado que o acompanha desaparecerem.

Passo 3

Retire as peças do banho de vinagre após pelo menos duas horas, ou até que todo o óxido negro tenha sido limpo. Despeje o vinagre do prato e coloque as peças de volta sob água fria para lavar completamente todo o vinagre.

Passo 4

Seque as peças com as mãos. Ou então, coloque-as em um forno a 120 graus Celsius por cerca de 20 minutos. Se você as secar por calor, poderá notar alguma oxidação. Caso isso ocorra, remova com uma palha de aço.

Mais recentes

×