Como restaurar um farol riscado e trincado

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

As fábricas modernas têm revestido a tampa do farol de carros com policarbonato (plástico) para proteger a lâmpada e o refletor dentro da carcaça do mesmo. Os raios ultravioletas do Sol degradam o plástico, causando amarelamento com o tempo. Dirigir em áreas arenosas, com poeira ou maresia irá cobrir o farol com uma pátina de riscos. Esse tipo de dano faz com que o farol perca eficiência, reduzindo a luminosidade por causa da diminuição da quantidade de luz que atravessa o revestimento de plástico. Polir esse revestimento irá remover os riscos e o amarelamento, levando o farol a funcionar corretamente.

Passo 1

Separe o farol, protegendo a lataria circundante com as fitas de pintor. Tampe até a borda do farol e não deixe nenhuma parte da lataria do carro descoberta.

Passo 2

Limpe o farol com um pano macio e úmido. Remova quaisquer sujeiras ou insetos que possam estar no farol.

Passo 3

Envolva um pedaço da lixa de 600 grãos (úmida ou seca) em volta do bloco de lixamento suave. Molhe-os. Borrife água limpa no farol.

Passo 4

Lixe o farol, em movimentos longitudinais ininterruptos, em toda a superfície até ficar com uma aparência embaçada uniforme. Enxágue o farol com água limpa. Repita o procedimento até os mais profundos riscos sumirem.

Passo 5

Enrole, agora, um pedaço da lixa de 1500 grãos (úmida ou seca) em volta do bloco de lixamento. Molhe-os. Borrife água no farol.

Passo 6

Lixe o farol, com movimentos agora verticais, na área através dos riscos do Passo 1 até eles desaparecerem. Enxágue o farol.

Passo 7

Amarre agora um pedaço da lixa de 2000 grãos (úmida ou seca) em volta do bloco de lixamento. Molhe-os. Borrife água no farol.

Passo 8

Lixe o farol com movimentos longitudinais, ininterruptos, na área através dos arranhões até eles desaparecerem totalmente. Enxágue o farol com água.

Passo 9

Aplique polimento composto em um pano macio. Esfregue o farol com o pano, em movimentos circulares em toda a superfície. Lustre o farol, enxágue e verifique se está embaçado. Repita o procedimento até o mesmo estar limpo.

Passo 10

Aplique uma camada de polidor plástico com um pano macio e limpo. Lustre o polidor plástico até o farol ficar brilhante e limpo.

Passo 11

Remova as fitas de pintor. Limpe toda a área para remover qualquer resíduo do plástico e depois lustre com um pano limpo.

Mais recentes

×