×
Loading ...

Como resumir um artigo científico

Um artigo científico apresenta importantes resultados descobertos no decorrer de um projeto ou de uma experiência. O resumo deverá permitir ao leitor compreender a ideia principal do projeto científico apresentado, sem necessidade de ler o artigo completo. Resuma um artigo científico com informação essencial que explique o processo e a conclusão do projeto. No resumo, mantenha simples a estrutura das frases, assim como as palavras utilizadas para descrever o projeto, de modo a auxiliar o leitor a compreender o objetivo.

Instruções

Explique o processo e os resultados de uma experiência química realizada (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Leia calmamente o artigo científico uma vez, por lazer. Depois leia novamente o artigo científico, para compreendê-lo. Sublinhe a informação importante apresentada no artigo, tal como a data em que a pesquisa foi conduzida ou os resultados de uma experiência, de modo a estabelecer a ideia principal do artigo. Realce também os termos mais importantes utilizados no artigo científico, com um marcador fluorescente.

    Loading...
  2. Crie um esboço do projeto, apresentado no artigo científico, em uma folha de papel. Escreva primeiro a ideia principal do projeto cientifico. De seguida, escreva cabeçalhos abaixo da ideia principal para cada passo do projeto. Um exemplo seria: hipótese, pesquisa, experiências e resultado do projeto. Inclua subtítulos debaixo de cada cabeçalho para explicar as tarefas realizadas em cada etapa do projeto.

  3. Escreva sumários individuais para cada passo apresentado no artigo científico, utilizando o esboço como guia. Inclua toda a informação importante e todos os termos realçados ao longo do artigo ao escrever cada sumário. Os sumários serão usados para compor o resumo principal do artigo científico.

  4. Extraia a ideia principal de cada sumário escrito e crie um rascunho do resumo principal. Na primeira frase, escreva a ideia principal do artigo cientifico. Depois, escreva o ponto mais importante de cada passo nas frases seguintes, usando os sumários individuais como guia. Em jeito de conclusão, indique como os resultados contrapõem ou confirmam a hipótese do autor do projeto apresentado no artigo.

  5. Leia o rascunho em voz alta. Proceda às alterações necessárias ao resumo para torná-lo conciso, mas claro. Elimine toda a informação redundante do rascunho, assim como palavras vãs ou desnecessárias que impeçam o leitor de captar a ideia principal do artigo científico. Escreva o resumo em cerca de quatro a seis frases.

  6. Compare o rascunho com o artigo científico original, para se assegurar de que a informação no resumo expressa a ideia principal do artigo. Finalmente, componha a redação final do resumo do artigo científico após rever o rascunho.

Loading...

O que você precisa

  • Marcador fluorescente
  • Esboço

Referências

Loading ...
Loading ...