Como analisar uma notícia de jornal

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É possível desenvolver a competência de analisar uma notícia. Os escritores devem ser objetivos, mas as opções pessoais e certos preconceitos às vezes afetam os artigos; esses traços, por sua vez, podem afetar a atitude e o comportamento do leitor. O leitor prudente aprenderá como descobrir as técnicas jornalistas e será capazes de ler o material objetivamente. Esse processo é importante para analisar corretamente uma notícia.
A estrutura do artigo
Step 1
Verifique as credenciais ou plano de fundo do jornalista que escreveu a matéria que lerá, se for possível. Faça a si mesmo as seguintes perguntas: O autor é famoso? Ele é conhecido pelo preconceito? Ele faz parte de um partido político ou organização em especial? Ele está escrevendo uma opinião que só é aceitável em um editorial ou coluna, ou é um relato factual da notícia?
Step 2
Estude a estrutura da pirâmide invertida que muitos jornalistas usam. Olhe a manchete. Ela dá uma ideia sobre o tema do artigo? Leia o primeiro parágrafo, conhecido como o principal. Procure pelo ponto central da história ou pelo resumo das principais ideias. Veja se foi o suficiente para te manter interessado na leitura do resto do artigo. Procure pelas ideias menos importantes que costumam aparecer a seguir.
Step 3
Encontre as cinco respostas. As que respondem as perguntas Quem? O quê? Onde? Quando? e Por quê?. Anote isso no caderno para compreender melhor o ponto principal do artigo. Consulte a lista durante a leitura para que sirva de lembrete. Enfatize o "Quem?". Quem é o foco da história? Pense sobre o "O que". O que aconteceu para que essa história fosse digna de ser relatada.
Step 4
Veja se é um fato ou opinião. Um artigo deve ser baseado em fatos quando se trata de estatísticas, estudos e autorizados reforçando uma decisão. Por sua vez, um artigo de opinião é baseado na emoção ou na experiência pessoal, e não pertence a um jornal. Aprenda a distinguir entre esses dois tipos.
Step 5
Analise os conflitos ou problemas discutidos. Pergunte a si mesmo se o leitor o está educando com fatos ou está tentando fazê-lo pensar de uma certa maneira, ou seguir a ação que ele considera correta. Observe ambos os lados do argumento e analise as soluções propostas, caso elas existam. O artigo tinha informações o suficiente para servir como alicerce para as próprias ideias?
Step 6
Estude os gráficos ou fotos, se existirem. Pergunte a si mesmo se estão claras. Elas representam de maneira adequada e justa o que deveriam ilustrar? Veja se as fotos não foram cortadas para encobrir materiais desfavoráveis.
Step 7
Anote no caderno quaisquer palavras que não conheça; procure-as em um dicionário. Para reforçar e compreender as definições, leia novamente as sentenças em que essas palavras aparecem.
Step 8
Leia outro jornal que contenha a mesma notícia. Veja se foram tratadas de forma similar. Analise as diferenças antes de aceitar qualquer uma delas como correta.
Referências
Sobre o Autor
Based in Bellmore, N.Y., Shula Hirsch has been writing since 1960 on travel, education, raising children and senior problems. Her articles have appeared in "Newsday," "Mature Living," "Teaching Today," and "Travel News." She holds a Master of Arts degree from Columbia University and is a retired professor of English.
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