Como fazer um retículo endoplasmático liso de argila

••• Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Faça um retículo endoplasmático liso de argila observando as dobras da organela eucarionte ou de uma parte de uma célula de animal. De acordo com a "British Society for Cell Biology", o trabalho do retículo endoplasmático liso é metabolizar as gorduras e certos hormônios, para que as células funcionem normalmente. Faça artesanalmente a organela assegurando-se que a argila terá uma consistência lisa para o projeto. Utilize uma argila que seque ao ar livre, sem a necessidade de forno. Ela deve ser facilmente pressionada, mas não deve grudar ao toque. Adicione gotas de água na argila se ela estiver muito dura ou deixe-a secar em cima da mesa por cerca de uma hora, se estiver muito molhada.

Passo 1

Revise, em páginas da internet, os diagramas de retículos endoplasmáticos lisos, como por exemplo o site da "British Society for Cell Biology". Enrole sua argila na forma de uma bola de aproximadamente 7,5 cm de largura. Pressione-a contra uma superfície lisa para começar a formar o retículo endoplasmático liso.

Passo 2

Aperte o rolo de macarrão contra a argila, role-o sobre ela até que você tenha um pedaço retangular vertical com cerca de 0,60 cm de espessura. Retire a argila da mesa para evitar que ela grude.

Passo 3

Dobre para baixo em um terço a parte superior do pedaço de argila. Leve essa borda dobrada de volta à parte superior, vincando-a. Certifique-se de que as dobras estejam suaves, pois a retícula endoplasmática lisa tem dobras e vincos leves e arredondados.

Passo 4

Puxe a parte superior do pedaço de argila para a parte superior do retículo endoplasmático liso. Aperte gentilmente a parte inferior do vinco e, então, leve a parte superior da borda de volta ao vinco inferior.

Passo 5

Deslize um pedaço de 2,5 cm do lado do retículo endoplasmático liso, se você o estiver usando para um modelo artesanal de célula de animal.

Mais recentes

×