Como retirar uma casca de pipoca da sua garganta

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Nada pode arruinar seu apetite por uma deliciosa tigela de pipoca tão rápido quanto uma casca de pipoca presa na sua garganta. Embora o tamanho de um grão de milho torne essa ocorrência menos urgente que uma obstrução séria, uma casca presa pode, todavia, causar uma irritação significativa. É possível remover alguns pequenos resíduos usando técnicas suaves e não invasivas, embora peças mais persistentes exijam uma intervenção médica. Se o local estiver dolorido ou se a pessoa não for capaz de respirar ou falar, é necessário procurar uma emergência médica imediatamente.

Passo 1

Tussa e engula repetidamente. Isso é uma reação natural do seu corpo à presença de um objeto estranho e pode desalojar a casca da pipoca.

Passo 2

Beba pequenos goles de água. Se não doer ao engolir, tente gargarejar a água e cuspi-la. Isso pode remover o grão da sua garganta com sucesso.

Passo 3

Coma pequenos pedaços de um alimento macio, como pão. Isso estimulará a produção de saliva e pode ajudar a agarrar o objeto sem aplicar uma pressão significativa sobre o grão.

Passo 4

Peça ajuda a um amigo ou familiar para olhar sua garganta. Em uma sala bem iluminada ou com o auxílio de uma lâmpada direcional, abra a boca e empurre sua língua para baixo. Se seu amigo puder ver claramente a localização da casca e achar que pode alcançá-la, deixe-o desalojá-la delicadamente com um cotonete macio. Estabilize sua cabeça contra a parede e incentive seu companheiro a trabalhar devagar e com cuidado. Esteja consciente do seu reflexo de vômito, o que pode fazer com que você mova a cabeça de repente. Se qualquer um dos dois se sentir desconfortável com esse procedimento, interrompa-o imediatamente.

Passo 5

Procure um médico se a sensação de obstrução na garganta persistir por mais de um dia, se você desenvolver febre ou se a dor no local não ceder. Apesar de muitas obstruções garganta resolverem-se dentro de um ou dois dias, outras podem infeccionar e afetar o esôfago.

Mais recentes

×