×
Loading ...

Como fazer uma roleta giratória caseira para jogos com uma cartolina

Muitos jogos de mesa se baseiam em partes giratórias como roletas para controlar os movimentos e ações do jogo. As roletas caseiras são muito úteis, pois podem contemplar até oito resultados ou prêmios e, se desejar, pode-se atribuir peso conforme sua vontade. Você pode fabricar roletas caseiras para acompanhar jogos que tenha criado. Elas são ferramentas fantásticas para se usar onde um dado pode ser inconveniente ou onde possa ser difícil jogá-lo com segurança. Crie roletas de jogos que permitem que os jogadores menos experientes, ou aqueles com necessidades especiais, possam participar da brincadeira que de outro modo poderia se tornar complicada.

Instruções

Você pode usar materiais simples para fazer roletas de jogo (markers of various colors image by Tom Oliveira from Fotolia.com)
  1. Crie uma forma para a cartolina ser usada como roleta. Essa forma deve ser a mais perfeita possível. Use uma tigela para traçar um círculo, ou use uma régua para criar um triângulo, hexágono ou octógono bem preciso. É importante que a forma seja muito bem construída e precisa para que a roleta funcione de modo balanceado. Recorte esse formato criado.

    Loading...
  2. Encontre o centro exato da forma ao balança-la na ponta de um lápis. Faça uma pequena marca no lado inferior da roleta para que você possa encontrar o ponto exato quando for a hora de fazer o furo.

  3. Use o centro como ponto de referência e separe a roleta em divisões saindo do meio da peça. Se você escolher um formato poligonal, sua roleta deve possuir uma divisão para cada lado. As roletas feitas em hexágono podem ter seis divisões, por exemplo. Uma roleta circular pode ter entre duas a oito divisões. Um número maior de divisões vai dificultar cada vez mais a leitura.

  4. Decore as divisões da roleta com números, cores ou outras marcações para controlar os movimentos do jogo. Se você deseja que todos os resultados possuam uma probabilidade igual de serem escolhidos em uma rodada, certifique-se de que cada um deles esteja representado em um número igual de divisões. É possível aumentar as probabilidades de um determinado resultado ao aumentar o número de divisões com essa marcação específica. Por exemplo, se utilizar uma roleta hexagonal e desejar favorecer um resultado de número quatro, coloque esse número em duas ou mais divisões e use apenas uma divisão para cada um dos outros números.

  5. Usando a marca guia que mostra o centro de equilíbrio, faça um furo através da cartolina com um furador ou picador. Empurre o lápis apontado e afiado através do buraco, de modo que a parte decorada da roleta fique voltada para cima e a ponta fique no lado não decorado.

  6. Coloque a ponta do lápis em uma superfície rígida e polida que não vá danificar as marcações feitas com ele. Gire o lápis bruscamente para que ele gire em torno desse ponto. Quando o movimento giratório desacelerar, a roleta vai cair e repousar de modo que uma das divisões fique tocando a mesa. Esse será o resultado para ser utilizado no jogo.

Loading...

O que você precisa

  • Cartolina branca bem resistente
  • Tesoura
  • Marcador
  • Régua
  • Furador ou picador afiado
  • Lápis curto afiado (golf pencil)
  • Bacia ou outro item com o formato desejado (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...