×
Loading ...

Por que as pessoas têm rugas no couro cabeludo?

Rugas são uma parte perfeitamente natural e normal da nossa pele. Especialmente quando ficamos mais velhos, antecipamos ver aquelas linhas do riso e outros sinais de envelhecimento em nossos rostos. No entanto, o que a maioria das pessoas não antecipa é encontrar flacidez ou pele enrugada no couro cabeludo.

As rugas podem se desenvolver em qualquer lugar da pele, inclusive no couro cabeludo (city dweller image by Rosemary Robenn from Fotolia.com)

Genética

Um dos motivos para ter rugas no couro cabeludo é a genética. Se um ou ambos os seus pais tiveram rugas no couro cabeludo, é provável que as desenvolva também. Isso não é sua culpa, mas infelizmente há muito pouco que se pode fazer para corrigi-las, com a falta de cirurgias cosméticas.

Loading...

Danos causados pelo sol

A superexposição é um dos principais fatores para ter rugas no couro cabeludo (e em outros lugares também). A radiação UV acelera a degradação da elastina e colágeno, duas proteínas que mantêm a pele firme. Conforme elas se degeneram, a pele começa a ceder e desenvolver as rugas. É por isso que usar protetor solar é tão importante (é possível encontrar alguns condicionadores de cabelo que oferecem essa proteção).

Perda de peso

Parabéns, você perdeu peso. Isso é fantástico, mas agora está encontrando pedaços de pele que estão flácidos ou enrugados, como resultado. Isso é normal. A sua pele precisou esticar para conter os quilos extras, levará tempo para que se contraia. Observe que a duração de tempo que isso leva e quanta elasticidade retorna tem muito a ver com a genética. Se a sua mãe nunca teve estrias, você tem uma chance muito melhor de ver sua pele voltar a firmar.

Idade

Conforme uma pessoa envelhece, a pele produz menos óleo e colágeno. A perda de umidade cria uma pele do couro cabeludo seca, fina, desnutrida e propensa a rugas.

Expressões faciais

Todo ser humano tem uma variedade de expressões faciais utilizadas várias vezes ao longo da vida. Ao longo do tempo, isso cria linhas distintas na pele (você levanta as sobrancelhas muito?).

Tratamento para as rugas do couro cabeludo

Ter uma boa rotina de cuidados com a pele é uma das melhores maneiras de impedir ou diminuir as rugas do couro cabeludo (além daquelas causadas pela genética). Uma opção é hidratar com vitamina E. Essa vitamina é boa para a pele e o cabelo, além de oferecer qualidades antioxidantes para reduzir os sinais de envelhecimento.

Se você tiver um caso muito grave de flacidez e rugas, poderá precisar consultar um dermatologista sobre tratamentos mais invasivos, como com laser.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...