Como fazer sabonete de abacate

••• WebStockPro

O sabonete de abacate é ótimo para peles sensíveis e relativamente fácil de fazer em casa. Embora a receita seja simples, você vai precisar tomar cuidado ao manusear a lixívia cáustica. Uma bom par de luvas de borracha e baldes e potes de madeira, aço inoxidável, esmalte ou vidro devem garantir que você e sua cozinha fiquem limpos enquanto faz o sabonete.

Passo 1

Para preparar a solução de lixívia, adicione devagar lixívia (potassa ou cristais de hidróxido de sódio) em água fria em um pote esmaltado, mexendo com uma colher de pau enquanto coloca. A temperatura da água deve subir para 90º Celsius quando os cristais reagirem.

Passo 2

Deixe a solução esfriar e coloque-a em um contêiner de vidro de aproximadamente 2 litros.

Passo 3

Para fazer o sabonete, as temperaturas da solução de lixívia e da gordura devem estar entre 35 e 36 graus Celsius antes da mistura. Coloque 530g de azeite de oliva; 1,6Kg de sebo e 170g de óleo de abacate em um contêiner dentro de uma panela com água aquecida. Em um contêiner a parte, coloque a solução de lixivia em uma panela com água quente.

Passo 4

Quando tanto a gordura como a lixívia alcançarem a temperatura desejada, mexa a mistura de gordura primeiro e depois coloque a lixívia de uma vez, mexendo sempre.

Passo 5

Depois que a mistura escurecer e ficar mais clara de novo, pingue uma gota de água na superfície, se continuar na superfície por um momento, a mistura está pronta. Ela deverá ter consistência de um creme azedo.

Passo 6

Despeje o sabonete líquido em papel manteiga ou molde untado, cubra-o com lençóis ou papelão e deixe descansar em local aquecido.

Passo 7

Depois de 24 horas, retire o sabonete do molde e deixe-o descansar, descoberto, em local ventilado por aproximadamente quatro semanas.

Mais recentes

×