Quanto do meu salário deve ser gasto em aluguel?

Homem e mulher pagando suas contas

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Independentemente da sua questão financeira, economizar dinheiro é sempre uma boa ideia. Criar um orçamento equilibrado inclui o gerenciamento de seus gastos mensais e a renda de cada salário. O aluguel é o principal custo da lista de despesas pessoais, mas quanto você deve gastar com ele? Nem sempre é um cálculo simples e há uma série de fatores a ter em mente ao estimar o quanto você deve economizar do seu salário.

A porcentagem

Mulher trabalhando

Jupiterimages, Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Quando entender o quanto você deve gastar em aluguel em relação ao seu salário, a maioria dos conselheiros financeiros e orçamentistas concordam com aproximadamente a mesma porcentagem. O aluguel deve ser de aproximadamente 30% do seu salário líquido, ou seja, cerca de um terço da sua renda banca o seu apartamento. Independentemente de você morar em uma cobertura ou quitinete, o aluguel vai afetar o quanto você gasta por mês pela habitação.

Calcule sua renda

Homem contando dinheiro

Burke/Triolo Productions/Brand X Pictures/Getty Images

Se você for pago semanalmente, multiplique seu salário líquido por 52 e divida por 12 para obter sua renda mensal. Se for pago a cada duas semanas, multiplique por 26 e divida por 12 para chegar à resposta. Adicione qualquer outra renda mensal que você tenha (ou seja, a renda do cônjuge ou de outras fontes). Divida o valor do aluguel pela sua renda mensal e multiplique por 100 para obter a sua renda como uma percentagem do valor total.

E quanto os serviços de utilidade pública?

Mulher ao lado de um medidor

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Às vezes, as propriedades de aluguel incluem o custo dos serviços públicos. Elas incluem principalmente eletricidade, aquecimento e ar condicionado (se não forem elétricos), água e lixo. Os consultores financeiros geralmente incluem esses custos no orçamento de 30% para o aluguel. Se você pagar mais por serviços públicos, é preciso determinar o quanto eles vão custar e incluir esse valor em seus cálculos.

Os números

Empresário no caixa eletrônico

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Apesar de 30% ser a porcentagem aceitável de renda para o aluguel, o rendimento total distorce esse número. Na realidade, quanto mais modesta for a sua renda, maior será a porcentagem que você vai pagar para a habitação. Por exemplo, se sua renda mensal for de aproximadamente R$ 2.000, você não deveria estar gastando mais de R$ 700 com aluguel e utilidades. Dependendo de onde você mora, encontrar um apartamento adequado por esse preço pode ser impossível. Por outro lado, quem tiver rendimentos muito elevados tendem a pagar uma menor percentagem global de aluguel.

Geografia

Apartamento vazio

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

O lugar onde você mora é o único fator mais importante no custo do aluguel. O que você paga por uma quitinete na capital, por exemplo, provavelmente seria equivalente a uma cobertura luxuosa, cheia de cômodos no interior. Além disso, cada cidade tem os seus bairros mais ​​e menos desejáveis​​. A escolha do seu local está ligada a uma série de variáveis ​​‒ nomeadamente o trabalho, a família e a preferência pessoal. Esse último é muitas vezes substituído pelos dois primeiros.

As acomodações

Condomínio

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Ligado à escolha da sua cidade estão os próprios alojamentos. Independentemente de qual cidade ou bairro você escolher, a instalação em si desempenha um grande papel no custo do aluguel. É um complexo com vários apartamentos e cheio de cortesias ou uma antiga casa transformada em alguns apartamentos? É limpo e bem cuidado? Existe um gerente no local ou supervisor? O tamanho do apartamento também influencia no aluguel. Obviamente, uma quitinete ou um apartamento de um quarto custará menos do que um local maior, mesmo que eles estejam no mesmo complexo.

eHow Brasil
×