Tipos de mercados na economia
The Fish Market in Le Touquet covered market. image by Cat Lover from Fotolia.com
O mercado é uma relação, instituição ou infraestrutura social formal ou informal na qual ocorre a troca de serviços, mercadorias, informações e comércios. É um acordo organizado que une compradores e vendedores. Os mercados variam em localização, tipo, abrangência geográfica e tamanho. Seu principal propósito é o de facilitar o comércio e distribuir recursos para a economia.
Mercado competitivo
O mercado competitivo (também chamado de concorrência monopolista) é aquele que possui vários compradores e vendedores. No mercado perfeitamente competitivo, múltiplos fornecedores detêm cotas insignificantes; produtos padronizados ou homogêneos são entregues por cada um deles; clientes possuem todas as informações sobre preços e comércios; todos os participantes da indústria (vendedores novos e antigos) têm acesso igual à tecnologia e outros recursos; não existem barreiras para saídas e entradas; e o mercado é aberto à competição externa. Ele serve como referência para outros do mundo real.
Monopólio
O monopólio possui apenas uma empresa (ou vendedor) com autonomia de aumentar e baixar preços sem afetar a demanda por seus serviços e produtos. Os monopólios suprem as necessidades dos vendedores, mas são prejudiciais aos clientes. São caracterizados pela ausência de competição econômica, superioridade tecnológica, falta de substitutos das mercadorias vendidas e controle total da força de mercado por parte do vendedor (capacidade de baixar e aumentar preços sem perder clientes ou consumidores). Exemplos de monopólios incluem companhias de utilidade pública (água, eletricidade, gás) e provedores de serviços de internet em áreas remotas.
Monopsônio
O monopsônio é um tipo de mercado no qual um único comprador poderoso controla e afeta os preços. Vários vendedores oferecem mercadorias e serviços, mas existe apenas um comprador que possui controle exclusivo da força de mercado e pode baixar esses preços. De acordo com o livro “Microeconomia: Princípios e Aplicações”, um monopsônio puro é raro. Um exemplo é uma companhia de carvão de uma cidade pequena.
Oligopólio
O oligopólio é caracterizado por um número limitado de vendedores concorrentes que vendem produtos similares ou diferentes. Eles competem entre si por meio de propagandas agressivas e da melhora dos serviços de entrega. O oligopólio impõe barreiras para a entrada e a torna difícil para novos vendedores. Dentre elas estão direitos de patentes, exigências financeiras e barreiras legais. As indústrias de tabaco e as companhias aéreas são oligopólios.
Oligopsônio
O oligopsônio possui poucos compradores e muitos vendedores. O duopsônio é um tipo de oligopsônio que contém dois compradores. Estes afetam a ação de compra uns dos outros. Um exemplo de oligopsônio é a indústria de lanchonetes nos Estados Unidos, na qual alguns compradores principais (Burger King, McDonald's e Wendy’s) controlam o mercado de carne.
Referências
Sobre o Autor
Natasha Gilani has been a writer since 2004, with work appearing in various online publications. She is also a member of the Canadian Writers Association. Gilani holds a Master of Business Administration in finance and an honors Bachelor of Science in information technology from the University of Peshawar, Pakistan.
Créditos Fotográficos
The Fish Market in Le Touquet covered market. image by Cat Lover from Fotolia.com