Como fazer uma sanefa de cortina
F.R.R. Mallory et.al.
A palavra sanefa vem do árabe e descreve um detalhe arquitetônico usado para esconder os trilhos ou varões de uma cortina e manter o calor dentro de uma sala. Sanefas diferem de outros tipos de acabamento à medida em que normalmente são feitas de um material rígido ou um acabamento construído sobre uma estrutura.
Construindo a sanefa
Step 1
A sanefa vai se estender além da largura do varão da cortina ou da janela com uma folga de cerca de 4 cm de cada lado. A estrutura da sanefa (feita de madeira) terá 30 cm de altura na frente e lados e 15 cm de profundidade. Há a parte da frente, de cima e dois lados. Meça a janela ou varões e corte as tábuas no tamanho certo. Junte-as com cola de carpinteiro e pregos de acabamento e deixe secar.
Step 2
Aplique a espuma em três partes usando a cola de montagem. Corte as partes dos lados primeiro e depois a da frente. A espuma da frente vai sobrepor as pontas na peça acabada. Nesse modelo, cortaremos a espuma 5 cm acima da borda inferior, criando um canal de cerca de 2 cm de largura. É mais fácil cortar a espuma antes de aplicá-la à madeira. A faca elétrica facilita muito o corte; use um pedaço de madeira como guia, se necessário. Apare a espuma que sobrar.
Step 3
Se precisar forrar a sanefa, aplique o tecido de forro primeiro, a partir do centro. Com a parte de dentro virada em sua direção, insira o forro à estrutura da sanefa de modo que ela cubra a parte interna da tábua da frente. Grampeie ao longo da borda até o canto, mantendo um espaçamento entre grampos de 7,5 a 15 cm. Dobre o tecido na parte de baixo da parte da frente, por sobre a espuma. Trabalhe com o tecido no recuo da espuma e grampeie-o na parte de baixo do canal, começando no centro e indo para os lados, suavizando o tecido conforme vai trabalhando. Não puxe muito o tecido para que as bordas fiquem lisas.
Step 4
Continue dobrando o tecido pelos lados, como se a sanefa fosse um presente. Todos os seus grampos têm que ir do lado de dentro da sanefa, exceto aqueles no canal de espuma, que ficarão escondidos.
Step 5
Faça a mesma coisa com o tecido de acabamento. Dobre e encaixe os tecidos de modo que a parte de dentro da sanefa fique bem acabada. Isso é bem importante nas portas, ou onde pessoas do lado de fora possam ver a parte de trás da sanefa através da janela.
Step 6
Costure o tecido de acabamento sobre o cordão torcido deixando cerca de 7 cm a mais em cada ponta. Apare a costura deixando aproximadamente 0,5 cm de folga. Começando do centro do canal, insira o cordão torcido. Ele deve se estender até a parte de trás dos painéis laterais de cada lado, e a ponta deve chegar até a parte de dentro da caixa da sanefa. Puxe firmemente e grampeie uma das pontas. Coloque uma gota de cola para tecido na base do canal e pressione o cordão no lugar. Quando chegar ao outro lado, depois de ter estendido o cordão pela parte da frente inteira, continue até a parte de trás do segundo lado, mantendo o cordão tensionado. Finalize grampeando a ponta do cordão dentro da estrutura. A sanefa está pronta para ser instalada.
Dica
- Pendure a sanefa usando mãos-francesas, buchas e parafusos. Peça a alguém para ajudá-lo, uma vez que a sanefa pode ser pesada demais para segurar sozinho. Sanefas são excelentes para controlar o fluxo de ar em volta das janelas. Elas são uma escolha de uso eficiente de energia. Historicamente, elas eram bordadas elaboradamente e enfeitadas com acabamentos pesados de acordo com o estilo da época. Hoje em dia, seu visual tende a ser elegante e minimalista. É possível decorar uma sanefa com qualquer coisa, de papel de parede a bambu, ou mesmo apenas tinta.
Advertência
- Sanefas são pesadas e é preciso ter cuidado ao montá-las com encaixes ou buchas. Elas podem se sujar facilmente. É possível limpá-las com um aspirador de pó, mas, se mancharem, provavelmente será necessária a troca do tecido, já que é difícil limpá-lo.
Sobre o Autor
F.R.R. Mallory has been published since 1996, writing books, short stories, articles and essays. She has worked as an architect, restored cars, designed clothing, renovated homes and makes crafts. She is a graduate of the University of California at Berkeley with bachelor's degrees in psychology and English. Her fiction short story "Black Ice" recently won a National Space Society contest.
Créditos Fotográficos
F.R.R. Mallory et.al.