Como secar edredons?

••• beautiful bedroom image by Paul Hill from Fotolia.com

Edredons são feitos de penas de ganso ou uma mistura de penugem e penas. A maioria dos fabricantes de edredons recomendam a limpeza a seco e não sugerem lavá-los e secá-los. Para economizar em custos de limpeza a seco, muitas pessoas tiveram sucesso ao lavar e secar seus edredons. Depois de lavados, seque-os o mais rapidamente possível para evitar mofo e bolor, bem como danos no próprio edredom.

Passo a passo:

Passo 1

Remova o excesso de umidade. Edredons retêm muita umidade quando molhados. Antes de secar, retire o excesso de umidade torcendo o edredom em cima de um varal. Deixe-o pendurado até que a água pare de pingar a partir das bordas, mas não mais que 24 horas.

Passo 2

Use bolas de tênis. Quando o edredom está molhado, ele fica plano. Antes de secar, coloque um par de bolas de tênis em meias limpas e jogue-as na máquina de secar com o edredom. Conforme a máquina seca o edredom, as bolas de tênis se movem em volta dela, ajudando-a a afofar novamente.

Passo 3

Coloque os edredons em sua secadora. Secadoras residenciais podem acomodar edredons de menor porte (de solteiro ou de casal). Regule a temperatura para baixo aquecimento, coloque as meias com bolas de tênis e defina o temporizador para uma hora.

Passo 4

Retire o edredom. A ação da secadora muitas vezes faz com que o edredom seque de forma irregular. Puxe o edredom para fora da secadora e agite-o, colocando-o de volta na secadora ou aquecedor baixo por uma hora.

Passo 5

Verifique o progresso da secagem. Uma prolongada exposição ao calor danifica o edredom, então tenha certeza que não corre esse risco. Após a segunda hora, retire o edredom novamente. Se ainda estiver muito úmido, coloque-o de volta na máquina de secar por mais uma hora.

Passo 6

Pendure-o. Após duas ou três horas na secadora, o edredom deve estar suficientemente seco, mas pode haver algumas partes ligeiramente úmidas no interior. Pendure-o em um varal por 24 horas para secar as partes restantes.

Mais recentes

×