×
Loading ...

Como secar e preservar algas marinhas

Colhendo, secando e preservando algas marinhas, é possível levar um toque da costa marítima à sua casa. Estas algas são atraentes e existem em uma variedade de cores e formas. Uma guirlanda feita de algas proporciona uma aparência de outono a uma casa, escritório ou mesa. As algas secas não são somente utilizadas para decoração, mas para fins medicinais também. Os cientistas advertem sobre a acelerada perda de algas marinhas, gerando uma preocupação internacional. O desenvolvimento urbano em áreas costeiras ameaça a saúde e o habitat de peixes e crustáceos, que dependem da alga para sobrevivência. Os pesquisadores têm relatado um declínio de 58% da presença mundial de alga marinha. Portanto, esteja consciente disso se você for colher e usar as algas para projetos artesanais.

Instruções

As algas marinhas são ótimas adições para arranjos florais, mas use-as conscientemente devido às preocupações ambientais (sand dunes and sea grass image by Cindy Haggerty from Fotolia.com)
  1. Colha a alga marinha quando as sementes tiverem se formado. Corte-a apenas acima do nível do solo com uma faca afiada. Ignore qualquer alga murcha ou morta. Essas não são adequadas para a secagem e arruinarão a aparência do seu artesanato final.

    Loading...
  2. Considere a necessidade de usar corante de absorção para preservar a cor antes da secagem. Isso não é muitas vezes feito com algas, mas é uma opção a se considerar. Adicione o corante a um recipiente grande ou banheira de água quente e insira a alga cortada. Com ou sem o corante adicionado, misture uma parte de glicerina a cada duas partes de água quente e deixe chegar à temperatura ambiente. O nível da água deve cobrir as hastes das algas.

  3. Coloque a alga sob o sol em camadas finas por vários dias. Evite o mofo virando-as com frequência. O processo de secagem pode demorar até um mês nas áreas mais úmidas. Depois de secar as algas completamente, faça conjuntos com duas ou três hastes. Elas estão prontas para utilizar ou conservar.

  4. Seque as algas com um respiradouro de calor, caso a secagem seja feita no inverno. Isso ajudará as algas a reter sua cor. Mantenha a alga fora do alcance da luz solar direta após seca, Mantenha-a fora de áreas de alto tráfego também.

  5. Pulverize o spray selador acrílico transparente para preservá-las. Isso dará a elas uma maior resistência e ajudará a evitar a formação de mofo.

  6. Reúna conjuntos de alga, envolvendo uma ou duas camadas de papel de seda em torno deles e fixando ainda mais com com barbante. Se desejar, os conjuntos podem ser embrulhados em sacos de polietileno. Coloque os pacotes em grandes recipientes hermeticamente fechados para evitar umidade e luz solar. Armazene os recipientes em uma área escura, seca e bem ventilada.

Loading...

O que você precisa

  • Alga marinha
  • Faca
  • Corante de absorção floral (opcional)
  • Recipiente grande ou banheira
  • Água
  • Glicerina
  • Respiradouro de calor (opcional)
  • Spray selante acrílico
  • Papel de seda
  • Barbante
  • Sacos de polietileno (opcional)
  • Recipientes hermeticamente fechados com tampas

Referências

Loading ...
Loading ...