Que sementes germinam mais rápido para um projeto de feira de ciências?

••• science image by timur1970 from Fotolia.com

Escolher sementes com germinação rápida é importante quando tempo é essencial -- por exemplo, para um projeto de feira de ciências. Para que uma semente germine, ela precisa absorver muita água através de sua camada externa. Essa absorção de água ativa uma enzima em seu interior que leva à germinação bem sucedida e ao crescimento da planta.

Rabanete

radish image by Marek Kosmal from Fotolia.com

Sementes de rabanete estão entre as que germinam mais rápido, geralmente levando entre seis e oito dias. Contudo, por causa de seu tamanho diminuto, podem ser difíceis para que mãos menores as manuseiem, e os brotos não são tão chamativos quanto os das sementes maiores. Se precisa não só de uma semente que germine rápido, mas que seja interessante, você pode preferir optar por outras sementes -- especialmente considerando que a diferença na germinação é de apenas alguns dias.

Melões

watermelon image by ewa kubicka from Fotolia.com

As sementes mais comuns para projetos de ciência são as de melancia, embora a de outros melões, também funcionem. Sementes de melancia geralmente são grandes o suficiente para que mãos pequenas as manuseiem com facilidade e os brotos possuem um tamanho moderado. O tempo de germinação geralmente leva de cinco a dez dias.

Abóbora

pumpkin image by Maria Brzostowska from Fotolia.com

Sementes de abóbora geralmente são resistentes e simples de cuidar. O tempo de germinação varia de seis a dez dias. Sementes de abóbora são usadas com frequência, tanto por serem grandes quanto por serem familiares a muitas crianças por causa do Halloween.

Feijões

Green beans image by Christopher Martin from Fotolia.com

Feijões, especialmente os verdes, são possivelmente as sementes mais usadas para projetos de ciência. As sementes da maioria das variedades germinam entre sete e dez dias e são facilmente manuseadas por dedos pequenos. Sementes de feijão, mais do que quaisquer outras opções, se parecem muito com o broto que nasce delas, então também permitem que as crianças aprendam sobre o que são sementes e como as plantas as criam. Também produzem um broto de tamanho razoável e resisteite, que é fácil de usar, caso seu projeto inclua observações constantes e análise das plantas.

Ervilhas

peas image by Coralie Palmeri from Fotolia.com

Assim como os feijões, ervilhas são confiáveis e se parecem com a planta que acabam produzindo. Algumas vezes são mais difíceis de manusear que feijões, pois rolam com facilidade, mas são uma boa opção para a maioria dos projetos de ciências. Geralmente levam dez dias para germinar.

Flores

orange marigold image by Svetlana Tikhonova from Fotolia.com

Flores geralmente não são usadas para projetos de ciência, pois suas sementes costumam ser muito pequenas. Se pretende plantar os brotos resultantes e não tem espaço ou não quer uma horta, elas podem ser opções excelentes. Calêndulas possuem o tempo de germinação mais breve, entre cinco e sete dias. Também há um número de flores que germinam entre sete e dez dias, como zínia, papoula, glória da manhã e cosmos.

Acelerando a germinação

Após escolher as melhores sementes para seu projeto, você pode realizar alguns passos simples para acelerar a germinação. Gentilmente arranhe a superfície da semente (lixas são um bom modo de fazer isso) e então a mergulhe em água morna de um dia para o outro. Isso ajuda na absorção de água necessária. Assim que plantar suas sementes, se certifique de mantê-las úmidas de modo uniforme e aquecidas para que o processo de germinação continue.

Mais recentes

×