×
Loading ...

Setores cíclicos da economia

Um ciclo corporativo ou econômico refere-se às flutuações na atividade econômica. As razões para a formação de tais ciclos não são somente muito debatidas, mas também são de fundamental importância para o bem-estar dos cidadãos de cada país. Cada economia tem setores para a produção e prestação de bens e serviços diferentes, alguns sofrem muito durante as recessões e outros são relativamente pouco afetados. Os primeiros são os setores cíclicos e os últimos são os setores não-cíclicos.

Em uma recessão, as empresas cíclicas demitem funcionários e cortam a produção (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Bens não-cíclicos

Determinados itens cotidianos — alimentos, utensílios domésticos, gasolina e vestuário — são considerados bens não-cíclicos. Isso ocorre porque a demanda por esses itens necessários permanece relativamente estável, independentemente de como a economia global está atuando em um determinado momento.

Loading...

Bens cíclicos

Quando a economia entra em uma recessão, os orçamentos familiares e empresariais precisarão de revisão. O foco principal para os cortes serão os bens que você não tem que comprar ou não tem que substituir. Você não tem que substituir o seu carro — é possível permanecer com o antigo ou utilizar o transporte público. Você não tem que ter uma TV de tela plana ainda maior. Esses são chamados de itens duráveis ​​ou de luxo e compreendem uma parte cíclica da economia.

Setores não-cíclicos

Os setores não-cíclicos incluem alimentos, bebidas e roupas básicas. Os outros são serviços públicos, incluindo eletricidade, gás para a casa, abastecimento de água e saneamento básico. Outro setor não-cíclico é o tabaco. Embora não seja essencial, em termos vitais, o tabaco é fortemente viciante e os fumantes tendem a fumar, independentemente das condições econômicas. Os bens de consumo cotidianos também são não-cíclicos e incluem creme dental, materiais de limpeza e produtos de higiene básicos.

Setores cíclicos

Os setores cíclicos incluem os fabricantes de automóveis, a construção, os produtos eletrônicos e os bens de luxo. Outro setor cíclico é o de viagens e turismo. Os produtores de matérias-primas que as indústrias cíclicas utilizam também são cíclicos e incluem madeira, aço e cimento, por exemplo, que são normalmente utilizados na construção.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...