Como saber o sexo de uma cobra

••• Chad Baker/Jason Reed/Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

A maioria das cobras não pode ser identificada quanto ao sexo apenas observando. Para determinar o sexo de uma cobra, é necessário verificar a presença dos hemipênis. Hemipênis são os órgãos sexuais da cobra macho, e normalmente são guardados invertidos na cauda, na área logo atrás da abertura da cobra. Existem duas técnicas para descobrir se a cobra tem hemipênis: a técnica do "popping" e da sondagem. No "popping", não são necessárias ferramentas, mas na sondagem são necessários um conjunto específico de sondas de cobra. Você pode comprá-los online ou em mostras de répteis.

Popping

Passo 1

Prenda a cobra. Cobras novas podem ser seguradas completamente em sua mão secundária. Para as cobras maiores, tenha um assistente segurando o corpo da cobra. Para aquelas que são propensas a morder, coloque-as dentro de uma fronha de travesseiro ou saco de cobra, com a cauda saindo pela boca do saco. Peça a um assistente para manter o saco fechado.

Passo 2

Vire o rabo, de forma que as escamas da barriga estejam viradas para cima.

Passo 3

Segure a cauda entre o polegar e o lado da sua mão. Pressione-a com o polegar, rolando o dedo em direção à abertura. Se a cobra for macho, o hemipênis irá sair.

Sondagem

Passo 1

Selecione uma sonda com uma ponta que seja de cerca de um quarto da largura das escamas da barriga imediatamente antes da abertura.

Passo 2

Lubrifique a sonda com vaselina.

Passo 3

Insira a ponta da sonda na abertura, girando aos poucos, a medida que você a empurra para dentro. Deslize-a com cuidado, e faça uma marcação na sonda no local onde ela parou.

Passo 4

Puxe a sonda lentamente e segure-a próxima da abertura da cobra.

Passo 5

Conte o número de escalas que a sonda entrou. Se ela tiver entrado por uma profundidade de nove ou mais escalas, é um macho. Se tiver ido apenas oito escalas ou menos, é uma fêmea.

Mais recentes

×