Como saber o sexo de uma cobra
Chad Baker/Jason Reed/Ryan McVay/Photodisc/Getty Images
A maioria das cobras não pode ser identificada quanto ao sexo apenas observando. Para determinar o sexo de uma cobra, é necessário verificar a presença dos hemipênis. Hemipênis são os órgãos sexuais da cobra macho, e normalmente são guardados invertidos na cauda, na área logo atrás da abertura da cobra. Existem duas técnicas para descobrir se a cobra tem hemipênis: a técnica do "popping" e da sondagem. No "popping", não são necessárias ferramentas, mas na sondagem são necessários um conjunto específico de sondas de cobra. Você pode comprá-los online ou em mostras de répteis.
Popping
Step 1
Prenda a cobra. Cobras novas podem ser seguradas completamente em sua mão secundária. Para as cobras maiores, tenha um assistente segurando o corpo da cobra. Para aquelas que são propensas a morder, coloque-as dentro de uma fronha de travesseiro ou saco de cobra, com a cauda saindo pela boca do saco. Peça a um assistente para manter o saco fechado.
Step 2
Vire o rabo, de forma que as escamas da barriga estejam viradas para cima.
Step 3
Segure a cauda entre o polegar e o lado da sua mão. Pressione-a com o polegar, rolando o dedo em direção à abertura. Se a cobra for macho, o hemipênis irá sair.
Sondagem
Step 1
Selecione uma sonda com uma ponta que seja de cerca de um quarto da largura das escamas da barriga imediatamente antes da abertura.
Step 2
Lubrifique a sonda com vaselina.
Step 3
Insira a ponta da sonda na abertura, girando aos poucos, a medida que você a empurra para dentro. Deslize-a com cuidado, e faça uma marcação na sonda no local onde ela parou.
Step 4
Puxe a sonda lentamente e segure-a próxima da abertura da cobra.
Step 5
Conte o número de escalas que a sonda entrou. Se ela tiver entrado por uma profundidade de nove ou mais escalas, é um macho. Se tiver ido apenas oito escalas ou menos, é uma fêmea.
Referências
- Prehistoric Pets: Sexing a Snake [em inglês]
- Sacremento State University; "Snake Gender Determination - Snake Sexing Methods"; Alan W. Zulich [em inglês]
- "Kingsnakes and Milksnakes : Everything About Purchase, Care, Nutrition, Breeding, Behavior, and Training"; Ronald G. Markel and Richard D. Bartlett; 1995 [em inglês]
Dica
- Boás e pítons podem ter o sexo determinado verificando a presença de esporas em ambos os lados da abertura. Os machos tem esporas, as fêmeas não.
Advertência
- Será melhor se você tiver um especialista demonstrando como executar esses procedimentos antes de tentá-los você mesmo. Você pode se ferir ou até mesmo matar uma cobra se eles forem realizados de forma incorreta.
Créditos Fotográficos
Chad Baker/Jason Reed/Ryan McVay/Photodisc/Getty Images