O que significa se formar com honras

graduation image by timur1970 from Fotolia.com

A maioria dos estudantes que cumprir as exigências do curso e as políticas da escola vai se formar na universidade e receber o diploma. No entanto, os estudantes que se mostrarem excepcionais podem se formar com honras.

Honras

Existem três graus de honra e expressões em latim que as acompanham no diploma: "cum laude" ("com honras"), "magna cum laude" ("com grandes honras") e "summa cum laude honors" ("com as maiores honras"). A maioria das universidades dos EUA utiliza essa distinção e no Brasil ela é usada em instituições federais de renome, como no Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA , Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Universidade Federal do Ceará - UFC.

Elegibilidade

A elegibilidade para se formar com honras varia entre as instituições. Pode ser necessário ter uma média de notas dentro das 5% mais altas da classe para se formar "summa cum laude", dentro dos 10% para obter um "magna cum laude" e dentro dos 15% para ter uma menção "cum laude". No ITA, apenas os alunos que têm média final acima de 9,5 recebem a menção "summa cum laude" e em 2010 apenas 22 alunos haviam atingido esse resultado.

Significado

Formar-se com honras indica principalmente que o estudante se destacou do restante da turma. Normalmente, os formandos nessas categorias recebem faixas ou pendões com cores diferentes no dia da formatura para mostrar as honras que mereceram.

×