O que significa o termo "Scaffolding" em educação?
Nrbelex, Old Shoe Woman
O termo "scaffolding" significa a assistência (parâmetros, regras ou sugestões) que um professor dá ao aluno em uma situação de aprendizagem. A técnica permite que o estudante obtenha ajuda apenas com as habilidades que são novas ou que vão além de sua capacidade no momento.
Inspiração de um especialista
"Um par de rodinhas em uma bicicleta é um exemplo clássico de scaffolding. É ajustável e temporário, dando ao pequeno ciclista o suporte que precisa enquanto aprende a andar de bicicleta. Sem uma ajuda do tipo, as complexas tarefas de aprender a pedalar, equilibrar-se e dirigir, todas de uma vez, seriam extremamente difíceis, se não impossíveis, para vários pequenos. Esse andaime -- rodinhas de bicicleta -- permite aos aprendizes conquistarem um objetivo, andar de bicicleta com sucesso, e então pedalar alegremente pelo seu caminho no mundo mais amplo", explicam os autores Michael F. Graves, Bonnie Graves e Sheldon Braaten, em seu livro "Scaffolded Reading Experiences for Inclusive Classes".
Tipos
O método de scaffolding também pode incluir dividir uma tarefa complexa em partes menores, verbalizar processos cognitivos, trabalho em grupo, ou sugestões. À medida que o estudante começa a trabalhar de maneira independente, o professor remove todos ou alguns dos "andaimes".
Adertência
Os professores precisam conhecer bem as habilidades dos alunos para aplicar o scaffolding com sucesso.
Considerações
O scaffolding pode ser usado em qualquer nível de ensino (nos níveis primário e fundamental, e além) e em qualquer disciplina, mas requer um planejamento detalhado da parte do professor.
Benefícios
Os benefícios do scaffolding incluem aprendizes mais motivados, mais tempo gasto em aprender do que em pesquisar, e uma chance maior dos estudantes adquirirem a habilidade desejada.
História
O conceito de scaffolding foi discutido pela primeira vez em um artigo que se transformou em um marco, escrito por Wood, Bruner e Ross, em 1976.
Mais Artigos
Referências
- Journal of Psychology and Psychiatry; O papel do tutor para a resolução de problemas; D. Wood, J.S. Bruner, e G. Ross; 1976 [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Margaret Montet has been a freelance writer for five years and a librarian for 20. She has master's degrees in library science and music theory. She writes extensively about America’s oldest seashore resort, Cape May, N.J. Montet has published articles in "Edible Jersey," "The Traveler," "Twin Capes Traveller," "Chesapeake Family" and "Go!" on topics including medieval art, murder mystery dinner parties, cranberries and quilting.
Créditos Fotográficos
Nrbelex, Old Shoe Woman