×
Loading ...

Vantagens e desvantagens do brainstorming

O brainstorming é um método popular para gerar ideias em grupo. O processo envolve um grupo trabalhando em conjunto e lançando ideias. Em seguida, os membros avaliam, complementam ou rejeitam cada uma delas. Esse processo é comum no ambiente de trabalho quando um grupo precisa estimular a criatividade. Existem vantagens e desvantagens nesse modelo de resolução de problemas.

Dois trabalhadores podem fazer um brainstorming de suas ideias para um projeto (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Quando o brainstorming é apropriado

A Universidade de Vermont argumenta que o brainstorming é melhor usado em uma situação de grupo para resolver problemas. Ele pode ser aplicado para resolver um problema, como descobrir o que fazer em um evento, projeto de negócios ou plano. Ele também pode ser usado para escrever um roteiro do que deve ser feito, quando e por quem. Porém, a desvantagem dessa estratégia é que ela pode ser aplicada em excesso. Um exemplo exagerado disso é uma equipe fazer um brainstorming sobre o que farão no próximo brainstorming.

Loading...

Capital criativo

O brainstorming só funciona quando todos na sala têm algo a dizer ou podem construir logicamente um bom argumento ou alegação. Nesse processo, a criatividade de cada indivíduo é bem-vinda, de forma que uma ou várias possíveis soluções sejam esboçadas para resolver o problema. Porém, você precisa do tipo certo de pessoas no processo. Pessoas sem imaginação ou que são muito tímidas e quietas não contribuirão muito com o processo criativo. Esse entrave no processo pode prejudicar todo o grupo. Os membros da equipe que mostram criatividade no seu trabalho estão mais propensas a trabalhar bem em um brainstorming.

Muito democrático

Uma vantagem do brainstorming é que todas as pessoas são iguais no seu processo criativo. O grupo se senta e decide gerar ideias para seu projeto específico. Porém, sem o controle estrito de um líder presente na sessão, o grupo pode demorar um longo tempo para chegar a um consenso. A natureza inerentemente democrática das sessões de brainstorming significa que todo mundo tem uma chance de falar, mas também todos têm uma chance de criticar. Chegar a um consenso e combinar as ideias é uma virtude, e caso os trabalhadores não tenham essas virtudes, uma discussão constante não levará a nada.

Grupos maiores

Para manter um bom equilíbrio em uma sessão de brainstorming, o grupo deve ser relativamente pequeno. O programa de metodologia de ensino da Universidade do Novo México no Health Science Center argumenta que o brainstorming tende a não funcionar com eficácia em grupos grandes. Um grupo maior permite que algumas pessoas, especialmente as introvertidas, não contribuam com o processo e fiquem acuadas no meio da multidão. Além disso, com mais pessoas envolvidas, há uma chance maior de um "pensamento de grupo". Esse tipo de pensamento ocorre quando as pessoas tendem a seguir uma ideia porque ela parece popular. O pensamento de grupo pode enrijecer a criatividade e rejeitar as ideias impopulares, mesmo que sejam necessárias.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...