O que significam manchas escuras na gengiva?

••• Teeth and Mouth image by Sujit Mahapatra from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

A maioria das manchas encontradas nas gengivas não são problemáticas, e são resultado de pigmentos naturais da pele, pequenos hematomas, placas endurecidas, pedaços de preenchimentos prateados embaixo da gengiva, ou uma veia. Mas, em casos raros, elas podem significar um melanoma maligno, uma forma de câncer oral. Essa doença é quase sempre fatal. Se você notar qualquer mudança em suas gengivas, visite um dentista para um diagnóstico completo.

Tártaro

brushing teeth #7 image by Adam Borkowski from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Cálculo, também conhecido como tártaro, ocorre quando placas enrijecem e, segundo Dr. Phyllis Beemsterboes de UCLA, não pode ser removido simplesmente por escovação ou bochecho. O tártaro varia em coloração de amarelo escuro ao preto, e pode aparecer como manchas pela gengiva; pode levar a mau hálito e à contração da gengiva. Um dentista pode remover o excesso de tártaro, mas o bochecho e escovação regulares podem prevenir que ele ocorra. De acordo com o investigador David M. Kingsley, do Instituto Médico Howard Hughes, pastas de dente especiais para o combate ao tártaro, contendo pirofosfato, estão disponíveis.

Manchas de melanina

sexy lips image by MAXFX from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Pessoas de pele negra (ou descendentes) possuem inclinação ao surgimento de manchas de melanina nas gengivas. A melanina é um pigmento natural e é geralmente inofensivo, apesar de haver tratamentos a laser que removem essas manchas. De acordo com a Escola de Medicina da Universidade do Tennessee, em casos raros as manchas de melanina pode ser ligadas à hereditariedade de polipose.

Tatuagem por amálgama

tatuaje 3 image by DAVIDE CARDELLO from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Essas descolorações da gengiva são comuns e benignas. Elas são formadas quando partículas de preenchimento prateado se fixa nos tecidos da boca. As manchas também podem acontecer se você tem tentes postiços, uma vez que partículas do metal se alojam dentro da gengiva. Eles podem ser pretos, azuis ou cinzas, e parecer uma "tatuagem". Essas manchas são inofensivas e podem ocorrer com o tempo, ou durante uma operação dental. Ainda que benigno, elas podem ser removidas por um dentista se você acha que elas pareçam visualmente ruins. Caso contrário, elas são permanentes.

Melanoma oral maligno

cancer image by Dozet from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Um melanoma maligno é a forma mais letal de câncer de pele, mas raramente é encontrado na boca. De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, os melanomas malignos representam 0,2% à 8% de todos os melanomas. Se você fuma, masca tabaco ou consome muita bebida alcoólica, suas chances de desenvolver esse melanoma oral são aumentadas. Começa com uma pequena mancha escura, geralmente menor que 1 mm de diâmetro, que é, na verdade, um tumor que cresce com bordas irregulares. Melanomas malignos são geralmente fatais, porque eles frequentemente não são descobertos até que tenham alcançado o estágio avançado, no qual a taxa de sobrevivência é, em geral, dois anos.

Prevenção e solução

two dentist image by Andrey Kiselev from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Escovação e bochecho regulares aumentarão sua higiene oral. Evite mascar tabaco, fumar ou beber em excesso. Visite seu dentista regularmente. Dessa forma seu dentista pode detectar sinais dessa doença mais cedo. Se o dentista notar algo como um melanoma maligno antes que desenvolva, pode salvar sua vida. Se você notar qualquer mancha escura em sua gengiva, vá ao dentista imediatamente.

Mais recentes

×