Sinais de recanalização vasectomia

A recanalização significa que o esperma poderá alcançar o óvulo feminino durante o ato sexual

sperm and egg 4 image by chrisharvey from Fotolia.com

A vasectomia é uma forma cirúrgica de esterilização masculina que se destina a impedir permanentemente um homem de engravidar uma mulher. Ela é geralmente um procedimento ambulatorial, onde o médico corta os tubos conhecidos como os canais deferentes, que transportam o esperma para o pênis. Em casos raros o canal deferente pode curar-se e permitir que o esperma seja lançado durante a ejaculação. Essa complicação é conhecida como recanalização. Existem algumas maneiras de descobrir se isso aconteceu com você.

Gravidez inesperada

O sinal mais evidente de que a recanalização aconteceu após uma vasectomia é a gravidez inesperada da parceira. O sêmen ainda estará presente durante a ejaculação, por isso pode ser difícil saber com certeza se os canais deferentes se reconectaram. Se o sexo tiver ocorrido sem uma forma adicional de contracepção, a recanalização poderá levar a uma gravidez da mesma forma que seria se nunca tivesse havido uma vasectomia.

De acordo com o site HealthCentral.com, a gravidez após uma vasectomia é muito rara, ocorrendo em cerca de um em cada mil casos. Um erro médico pode ser a causa de uma gravidez indesejada, mas é mais provável que seja um caso de recanalização.

Análise positiva de sêmen

Os homens que tenham feito vasectomia devem esperar pelo menos três meses e experimentar um mínimo de 20 ejaculações usando formas alternativas de contracepção antes de retornar ao médico para uma análise do sêmen após a vasectomia, de acordo com o site PlannedParenthood.org.

A análise do sêmen permitirá que os médicos vejam se há espermatozoides presentes. A ausência de esperma indicará que o procedimento foi bem-sucedido, o contrário é um sinal de que pode ter ocorrido a recanalização.

Razões para a popularidade do procedimento

Os procedimentos de vasectomia são uma opção popular para casais que procuram o controle da natalidade. Existem várias razões pelas quais esse procedimento é tão comum.

A esterilização masculina é um procedimento menos invasivo do que para as mulheres, tornando-se o método preferido para muitos casais. O processo é simples e seguro e tem baixas taxas de complicação.

Ao contrário de pílulas anticoncepcionais, DIU ou outros métodos anticoncepcionais temporários, a vasectomia oferece uma solução permanente para o controle da natalidade. Ela é também considerada a forma mais eficaz de controle de natalidade, com apenas 15 em cada 10.000 casais engravidando no primeiro ano após o procedimento, de acordo com o site FamilyDoctor.org.

eHow Brasil
×