×
Loading ...

Sinais de TDAH em crianças na fase escolar

O transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) pode ser difícil de diagnosticar em crianças, uma vez que quase todas elas podem ser desatentas ou hiperativas, às vezes. Também não existe um único teste para determinar se uma criança tem TDAH, e alguns sintomas podem ser sinais de outras doenças. No entanto, as crianças a partir dos dois ou três anos podem mostrar sintomas diagnosticáveis. Para atender aos critérios do TDAH na infância, os sintomas devem aparecer antes dos sete anos de idade, durante a fase escolar, e persistir por pelo menos seis meses.

As crianças com TDAH muitas vezes têm dificuldades em manter-se sentadas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Sintomas da falta de atenção

As crianças com TDAH podem mostrar sinais de desatenção. Na fase escolar primária, os alunos devem ser capazes de prestar atenção ao seu professor e acompanhá-lo através de instruções. As crianças com TDAH podem ser facilmente distraídas e/ou frequentemente devaneiam em sala de aula. Elas podem ter dificuldade em entender as instruções e têm problemas para completar a lição de casa ou os trabalhos em sala de aula. Outros sintomas incluem ficar entediado com facilidade, perda das coisas e a aparência de não ouvir o que está sendo dito e o esquecimento geral.

Loading...

Sintomas da hiperatividade

A maioria dos alunos na fase escolar primária série tem uma alta energia, mas uma criança com TDAH pode mostrar sintomas de hiperatividade. As crianças hiperativas podem falar rapidamente, sem parar, e têm dificuldade em ficar sentadas na escola ou em casa. Elas podem correr em excesso e escalar objetos inadequados ou em momentos inapropriados. Elas podem incomodar-se ou contorcer-se excessivamente quando estiverem em situações que exijam que fiquem sentadas, como no jantar, na escola, ou na igreja ou durante a leitura de histórias. Elas podem brincar alto e de forma turbulenta e parecem incapazes de se envolver em atividades lúdicas tranquilas.

Sintomas da impulsividade

Embora todos os alunos da fase escolar consigam controlar os seus impulsos até um certo nível, uma criança com TDAH pode mostrar sinais de extrema incapacidade de autocontrole. Os sintomas de impulsividade incluem deixar escapar respostas sem esperar para ouvir a pergunta completa, dificuldade em esperar sua vez ou interrupção frequente. Os alunos em fase escolar com TDAH podem contribuir com comentários inadequados na escola ou em uma conversa, e podem tentar intrometer-se em jogos ou conversas dos outros sem pedir permissão ou sem esperar uma pausa apropriada para participar.

Se você suspeita que seu filho tem TDAH

Se o seu filho em fase escolar tem os sintomas acima e eles persistirem por mais de seis meses e afetarem negativamente o seu desempenho na escola e em casa, consulte o seu pediatra ou médico de família. As crianças cujos sintomas só aparecem na escola, mas não afetam a sua vida em casa ou amizades, ou vice-versa, podem sofrer de algo além do TDAH. O médico avaliará o seu filho em busca de todas as possíveis causas dos sintomas antes de diagnosticá-lo ou encaminhar a sua criança para um especialista.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...