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Síndrome do pronador redondo e exercícios de reabilitação

A síndrome do pronador redondo pode causar a compressão do nervo mediano, levando a dores e a uma incapacitação do braço. Algumas profissões exigem o uso constante de grupos musculares específicos, como os pronadores redondos no antebraço, o que pode levar a lesões ao longo do tempo. A massagem terapêutica e o alongamento são frequentemente recomendados para aliviar os sintomas da síndrome, por ela ser muitas vezes consequência da rigidez muscular por excesso de uso. Fale com um médico ou fisioterapeuta sobre os sintomas antes de começar um tratamento.

O pronador redondo movimenta o braço ao usar uma chave de fenda (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Síndrome do pronador redondo

O pronador redondo se liga tanto ao úmero quanto à ulna, perto do lado de fora do cotovelo — o úmero é o osso do braço, enquanto que a ulna é o osso menor do antebraço — e corre em diagonal pelo antebraço para se prender ao maior osso dessa região, o rádio. Esse músculo fica sobre o nervo mediano, que envia e recebe sinais entre o braço e o cérebro. A pressão sobre esse nervo pode provocar dores, impedindo o movimento do antebraço. A síndrome do pronador redondo ou SPR, ocorre quando esse músculo fica muito tensionado, ou quando é sobrecarregado, comprimindo o nervo mediano.

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Causas e sintomas

A SPR geralmente decorre de movimentos repetitivos que geram muita tensão no músculo pronador redondo. Se suas atividades diárias incluem o uso constante de um martelo ou de uma chave de fenda, a limpeza de peixes ou qualquer atividade que exija girar o antebraço constantemente, você estará propenso a uma sobrecarga do pronador redondo. Os sintomas incluem dores e mobilidade reduzida do antebraço, bem como dormência ou formigamento na palma da mão, no polegar, no indicador e no dedo médio. Os sintomas da síndrome do túnel do carpo são muitas vezes confundidos com a SPR; no entanto, os sintomas do primeiro são agravados por movimentos do pulso, enquanto que os sintomas do segundo pioram com movimentos do cotovelo.

Técnicas de massagem

Técnicas específicas de massagem podem ajudar a aliviar a tensão no músculo pronador redondo, diminuindo assim a compressão do nervo mediano. Chamadas de "liberadoras" do pronador redondo, essas técnicas — quando realizadas por um profissional treinado — podem proporcionar um alongamento do músculo. Seu médico poderá realizar a inibição de contato, durante a qual se retira a tensão das áreas prejudicadas, bem como promove-se o relaxamento pós-isométrico. Essa técnica continua a trabalhar para eliminar a tensão mais duradoura do músculo, aliviando a compressão adicional do nervo subjacente. Apesar de exercícios poderem ajudar a reduzir os sintomas quando eles iniciam, um alongamento regular também irá ajudar a gerenciar e a potencialmente prevenir a SPR.

Alongamento do pronador redondo

Ao alongar suavemente e frequentemente os braços ao longo do dia, é possível inibir a hipertonicidade e ajudar a aumentar a extensão do músculo. O alongamento do antebraço foca-se no pronador redondo, bem como nos músculos braquiais e braquiorradiais. Fique de costas contra a parte interna da moldura de uma porta e estenda o braço esquerdo em linha reta acima do ponto médio entre o quadril e o ombro. Segure a moldura da porta com a mão esquerda, mantendo o polegar apontando para baixo, e role os bíceps para cima. Você deverá sentir um alongamento na parte frontal do braço, na área do cotovelo e do antebraço. Mantenha essa posição por 10 a 30 segundos e repita com o outro braço.

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Referências

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