×
Loading ...

Sintomas de doenças no fígado em crianças

De acordo com a American Liver Foundation (Fundação Americana do Fígado, em tradução livre) 15.000 crianças são hospitalizadas com doenças e distúrbios no fígado anualmente e a atresia biliar (dano aos dutos biliares) é a condição mais comum que afeta uma a cada 15.000 crianças nascidas. A Children Liver Disease Foundation (Fundação das crianças com doenças no fígado, em tradução livre) diz que existem 100 diferentes doenças que afetam crianças e adultos. Se a sua criança demonstra algum dos sintomas a seguir, entre em contato com o seu pediatra ou clínico geral para uma consulta.

Em caso de dúvidas sobre os seus sintomas, consulte um médico imediatamente (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Funcionamento do fígado

O fígado é o maior órgão do corpo humano. Ele desempenha inúmeras funções e mantém o corpo funcionando corretamente. Algumas de suas funções incluem a eliminação de toxinas do sangue, controle de infecções e produção de bile para ajudar na absorção de gorduras e vitaminas solúveis em gordura.

Loading...

Icterícia

Quando o fígado não está funcionando apropriadamente, ele produz excesso de bile no sangue causando a icterícia, um amarelamento da pele e do branco dos olhos. A icterícia geralmente é percebida como o primeiro sinal de uma doença no fígado e possivelmente pode ser o único sintoma.

Hipertensão portal

A hipertensão portal é uma disfunção incomum na pressão sanguínea entre uma veia que vai do intestino até o fígado, chamada veia portal. Essa condição pode resultar no desenvolvimento de novos vasos sanguíneos que conectam a corrente sanguínea do intestino como a circulação em geral, sem passar pelo fígado. Os sintomas incluem distensões na cavidade abdominal, sangramento e varicose próximos ao esôfago e estômago.

Abdômen inchado

O aumento no tamanho do abdômen devido ao inchaço pode ser associado a doenças no fígado. Esse inchaço geralmente ocorre por causa de um inchaço no fígado ou no baço, ou um aumento na produção de fluídos no abdômen.

Coceiras

Uma coceira excessiva pode ser sinal de acúmulo de bile no corpo. A coceira pode acontecer em qualquer lugar do corpo, mas geralmente ocorre no rosto, nos canais auditivos ou na sola dos pés. Manter e manter as unhas curtas evitam danos maiores à pele.

Diagnóstico de doenças no fígado

Quando um médico faz o diagnóstico de uma doença no fígado, os sintomas são levados em consideração assim como a performance em um exame físico. Uma biópsia do fígado, teste das enzimas e um ultrassom podem ser utilizados para um diagnóstico mais preciso. Os sintomas variam de criança para criança e podem fazer com que seja algo difícil de diagnosticar.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...