×
Loading ...

Sobre o mineral ônix negro

O ônix negro é uma forma de ágata negra com faixas ou listras brancas. Ele é dado como presente tanto em bodas de sete quanto de dez anos de casamento. O nome "ônix negro" vem de uma lenda da Grécia antiga: a deusa Vênus estava dormindo e Eros (Cupido) cortou as unhas de sua mão. As pedras que foram encontradas no lugar dos cortes foram chamadas de ônix, que significa "unha da mão ou garra".

Peças de xadrez feitas de ônix negro (black pawns image by Ekaterina Lozanova from Fotolia.com)

Usos

O ônix negro é um mineral raro utilizado em joalheria em forma de contas ou de pedras para cabochões em anéis, brincos e colares. Camafeus feitos de ônix negro são fortemente desejados por colecionadores devido a suas listras pretas e brancas que dão à pedra um charme incomum. Nos camafeus, a parte preta do mineral é deixada no fundo e a parte branca é destacada. Uma vez que o ônix negro é um bom mineral para entalhe, ele também é usado com propósitos decorativos e é um dos minerais favoritos dos artistas.

Loading...

Indústria de impostores

O sardônix é uma forma de ágata vermelha ou marrom com listras brancas. Ele é frequentemente confundido com o ônix negro devido às listras brancas e à composição semelhante. O ônix negro verdadeiro é raro e valioso.

Alguns joalheiros sem escrúpulos tingem outras pedras, como a calcedônia, de preto e tentam vendê-las como ônix negro.

O ônix negro também já foi confundido com uma forma de calcita encontrada e minada no México e no Paquistão. Essa forma de calcita é frequentemente usada para a fabricação de peças de xadrez, figuras decorativas, contracapas de livros e talismãs. Às vezes, os fabricantes a chamam de "ônix mexicano" ou "mármore-ônix".

Materiais produzidos pelo homem também apareceram no mercado de camafeus, uma vez que falsificadores tentam vender camafeus pretos e brancos sob o nome de ônix.

Locais de mineração

O ônix negro é minado no Brasil, no Canadá, na República Tcheca, na Alemanha, em Madagascar, no Reino Unido, nos Estados Unidos e no Uruguai.

Características

O ônix negro é formado em um sistema trigonal -- ele tem três lados e cresce em uma formação cristalina. O mineral tem um lustre vítreo que é tão liso quanto o vidro. A escala de Mohs, que quantifica a dureza dos materiais, atribui ao ônix negro um nível que varia entre 6,5 e 7. Essa escala vai de 1 (talco) a 10 (diamante). Os joalheiros podem aquecer e tingir o ônix negro de modo a intensificar a coloração. Essa prática comum na indústria da joalheria não afeta o valor da pedra.

Cuidados

O ônix negro deve ser limpo com cuidado. Use um pano macio e sabão muito suave para limpá-lo. Não use limpadores que não sejam feitos de ingredientes naturais ou escovas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...