Como fazer um ovo sobreviver a uma queda de 6 metros?

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Deixar cair um ovo de uma altura de 6 metros sem que ele quebre é um projeto de ciências para estudantes de todas as idades ou um experimento que se pode tentar em casa para demonstrar os princípios da física. O desafio é usar materiais que protejam o ovo do impacto da queda. Verifique com seu professor as regras e limitações se estiver tentando fazer isso para a escola, como, por exemplo, qual o tipo de material e recipientes que se pode usar. Seja criativo na utilização dos materiais, assim como nos métodos de proteção do ovo.

Passo 1

Coloque um ovo cru em uma bolsa plástica. Encha o resto da bolsa com cereal. Qualquer tipo de cereal funciona, mas os tipos estufados são melhores, pois são menos densos que os flocos e oferecem maior área de superfície para absorção de impacto. Lacre a bolsa.

Passo 2

Encha quatro outras bolsas plásticas com cereal e lacre-as.

Passo 3

Coloque duas bolsas cheias de cereal em um recipiente de plástico. Isso oferecerá um amortecimento para a bolsa com o ovo dentro.

Passo 4

Coloque a bolsa com o ovo dentro no topo das duas bolsas cheias de cereal.

Passo 5

Adicione as duas bolsas de cereal restantes ao recipiente, por cima da bolsa que contém o ovo. Existem agora duas bolsas abaixo e duas acima da que possui o ovo.

Passo 6

Feche o recipiente plástico.

Passo 7

Teste a queda, subindo em um telhado com a ajuda de escadas. Escolha um telhado com parapeito para evitar quedas.

Passo 8

Solte o recipiente com o ovo no chão. Certifique-se de que não há ninguém na área onde o ovo cairá.

Passo 9

Desça do telhado usando as escadas e vá para fora. Encontre o recipiente com o ovo e abra-o para ver se ele suportou a queda.

Passo 10

Repita o procedimento com outro ovo se o primeiro não sobreviveu à primeira queda. Limpe o recipiente e as bolsas plásticas antes de preenchê-las de novo.

Mais recentes

×