Como sobreviver a um tiro

••• Kevork Djansezian/Getty Images News/Getty Images

Sobreviver a um ferimento de bala depende muito de receber atendimento médico o quanto antes. Enquanto isso não ocorre, o que vale mesmo é o estado mental da vítima. Se você ou alguém próximo é atingido por um tiro, é crucial manter a calma e agir corretamente. Os passos abaixo delineiam os pontos mais importantes.

Fui alvejado e agora?

Passo 1

Siga determinado a sobreviver ao ferimento. Verifique se o dano causado é passível de fatalidade e faça uma lista mental de razões para sobreviver. Faça um compromisso silencioso consigo mesmo e sua família para sobreviver.

Passo 2

Ligue para o 190 e busque atendimento médico o quanto antes.

Passo 3

Mantenha-se se calmo para diminuir as chances de elevação na pressão sanguínea ou choque. Concentre-se em respirar normalmente. Eleve a cabeça para facilitar a respiração.

Passo 4

Tente formar imagens mentais que induzam a um estado de calmaria para diminuir a taxa de batimentos cardíacos. Pense em um ente querido, família, um amigo ou um bichinho de estimação. Imagine que estes estejam por perto.

Passo 5

Resista à tentação de olhar para o ferimento ou tentar cuidar do mesmo. Pressione a região para parar o sangramento. Use um cartão de crédito para cobrir uma ferida no peito.

Passo 6

Peça ajuda às pessoas por perto. Faça com que alguém aplique pressão ao local afetado ou faça um torniquete acima do ferimento a um membro. Peça um cobertor ou algo para se cobrir e preservar a temperatura corporal.

Passo 7

Peça para alguém isolar a área e manter as pessoas afastadas. Peça para outra pessoa ficar de guarda perto de possíveis cartuchos de bala ou a arma, caso fiquem para trás.

Mais recentes

×