O que faz a pessoa soluçar ao tomar cerveja?
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Os soluços são causados por uma irritação no diafragma, que é a parte do corpo responsável por levar o ar aos pulmões durante a inspiração e expeli-lo na expiração. Se ele estiver irritado, não funcionará apropriadamente, fazendo com que você inspire ar abruptamente. Esse ar atinge as cordas vocais, causando o soluço.
Cerveja e soluços
Existem muitos fatores que podem irritar o diafragma, e o gás da cerveja é um deles. Tomar bebidas gaseificadas, como a cerveja, pode causar soluços breves, que duram alguns minutos. Tomar muita cerveja também causa esse problema. Nos dois casos, essa bebida faz com que o diafragma se contraia e cause o soluço.
Tratamento
Você pode tratar desses soluços com diversas soluções caseiras que farão com que o dióxido de carbono se acumule no sangue ou estimule o nervo vago, que liga o cérebro ao estômago. Segurar a respiração, beber um copo de água rapidamente ou colocar açúcar na língua são curas comuns para esses soluços. Combinar duas ou mais técnicas também pode ajudar.
Soluços que duram mais tempo
Entram nessa classificação os soluços que se estendam por mais de três horas. Esses precisam de cuidados médicos. O soluço crônico que interfere no sono e na alimentação deve ser tratado por um médico. Procure um profissional se também tiver dor abdominal ou cuspir sangue.
Causas de soluços crônicos
Eles podem ser um sinal de uma doença mais séria. Um nervo vago irritado ou lesionado costuma vir acompanhado de soluços que duram mais de três horas, contudo, esse tipo de problema não costuma decorrer do consumo de cerveja. O nervo vago pode estar lesionado devido a um tumor ou cisto no pescoço, inflamação na garganta ou algum cabelo encostando no tímpano. Somente um médico poderá diagnosticar e tratar esse soluço.
Referências
Sobre o Autor
Based in Colorado, Gisela Chavez has been writing and editing since 2004. Her editorial experience ranges from editing technical documents to editing for “The Bloomsbury Review.” She earned a professional writing certificate from the University of Colorado, where she received a Bachelor of Arts in English and Spanish.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images