×
Loading ...

Sugestões para aumentar o apetite de um gato

Existem muitas maneiras diferentes para encorajar o seu gato a comer. Você pode optar por alternativas mais naturais mas, se recusar a comer, o animal pode ser medicado. Se ele não estiver se alimentando adequadamente, isso significa uma séria condição, além de causar outros problemas ainda maiores.

Observe se o nível de apetite do seu gato está normal (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Alimentos

Tente alimentar seu gato com comidas mais apetitosas, caso ele não se interesse pelas normais. Atum, sardinhas ou uma comida felina mais elaborada e mais úmida são opções mais saborosas. Além disso, possuem um cheiro mais forte, sendo mais apelativas, forçando o animal a comê-las. Coloque-as no meio de outras guloseimas, para ver se ele dá o primeiro passo. Ofereça a comida em um lugar de fácil acesso, especialmente se o gato estiver doente ou não tem energia para alcançar o alimento em um lugar mais obscuro. Se necessário, alimente-o com as suas próprias mãos. Se o felino tiver problemas com pratos frios, tente aquecer a comida. Acrescente um pouco de água morna ou coloque no micro-ondas por alguns segundos. Não esquente demais, isso ajudará o alimento a ficar mais apetitoso. Experimente a erva de gato, também. Isso faz com que o animal fique faminto e pode aumentar a energia, além de fazê-lo comer novamente.

Loading...

Suplementos

Adicionar suplementos à dieta do felino pode aumentar o seu apetite. Vitaminas do tipo B, por exemplo, podem ser administradas em doses pequenas, ajudando no encorajamento da alimentação. Antes de dá-la, contudo, é importante discutir o assunto com o seu veterinário. Ele será capaz de dar a dosagem adequada e dizer se é seguro para o gato, devido ao seu particular estado de saúde. Existem suplementos disponíveis que são projetados, especificamente, para estimulação de apetite. Uma opção é o Nutri-Cal. Esse gel de altas calorias, designado tanto para cães como para gatos, tem um gosto bom e fornece mais energia ao animal.

Medicações e cuidados veterinário

A prescrição de medicamentos é uma outra opção se o seu gato não quer comer. O Valium pode ser administrado e é muito eficaz no que se diz respeito à estimulação de apetite. Contudo, seu uso pode causar danos no fígado, dessa forma, o animal deve ter um fígado saudável antes do tratamento se iniciar. Um anti-histamínico, chamado de ciproeptadina é outra medicação que estimula o apetite do animal. Fale com seu veterinário para saber se alguns desses remédios são boas escolhas. Finalmente, se o seu animal possui uma mudança drástica no seu apetite ou se recusa a comer, é de vital importância levá-lo ao veterinário. Esses sintomas podem indicar algo muito mais grave, como uma falência renal crônica. Não comer leva a outros problemas. Por exemplo, não se alimentar por três dias pode afetar o fígado. Dê importância ao assunto e se certifique que o animal receba o tratamento necessário para proteger a saúde.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...