Técnica da desidratação para perda de peso
A maior parte do seu peso corporal é água. É possível alcançar resultados muito rápidos na balança ao se desidratar. No entanto, isso não é uma perda de peso real. Nenhuma gordura é queimada e o peso voltará assim que você beber alguma coisa. Além disso, desidratar-se é algo perigoso, pois seu corpo precisa de água.
A perda de peso através de desidratação só é apropriada para atletas que competem em esportes divididos em categorias de acordo com o peso. Isso pode funcionar como uma vantagem a curto prazo em competições e, às vezes, vale a pena.
Como funciona
A perda de peso por hidratação é bem simples. A perda de peso normal se apoia no conceito de queimar mais calorias do que se ingere, fazendo com que o corpo queime a gordura extra. A desidratação é simplesmente excretar mais água do que toma para que seu corpo carregue menos água.
Por exemplo, se você suou 450 g da água corporal mas só bebeu 235 ml durante esse tempo, pesará 225 g a menos até que beba mais. Novamente, essa "perda de peso" só se aplica a curto prazo: não é como se você pudesse ficar muito tempo sem beber algo.
Métodos básicos
A desidratação significa retirar a água de seu corpo. Existem três maneiras básicas de se fazer isso: suar, urinar e cuspir.
Suar é a maneira mais eficaz de se desidratar. Simplesmente se exercite para começar a suar. Alguns atletas usam roupas pesadas ou "roupas de sauna" à prova d'água, ou até se exercitam em saunas para acelerar o suor.
Urinar também é uma maneira fácil de perder alguns gramas de água. No entanto, fica mais difícil urinar conforme você se desidrata. Algumas pessoas tomam diuréticos para aumentar a perda de peso dessa maneira.
Da mesma forma que urinar, pode-se cuspir. Alguns atletas cospem em um recipiente durante uma tarde, excretando cerca de uma xícara de água. É possível aumentar a quantidade de água expelida dessa maneira com chicletes, balas ou outros alimentos que estimulem a salivação.
Alguns atletas chegam ao ponto de vomitar ou tomar laxantes para resultados semelhantes aos da desidratação. Isso é fortemente contraindicado por praticamente todo médico, treinador e técnico que seja ético.
Advertências
A desidratação não é perda de peso. Ela é uma forma de melhorar a performance em esportes em apenas alguns tipos de atletas. Se você está considerando a desidratação para perda de peso a longo prazo, pare. Se acha que isso lhe ajudará a "fazer peso" em uma luta de boxe, verifique com seu técnico e médico antes.
Se você estiver no ensino médio, consulte o diretor atlético de sua escola. Muitas ligas atléticas possuem regras que proíbem ou limitam estritamente o uso da desidratação.
Por fim, é importante se reidratar o mais rápido possível após se pesar. A maioria dos eventos lhe darão algumas horas ou alguns dias entre a pesagem e a competição.
Mais Artigos
Aspectos positivos e negativos do kickboxing→
Quantos calorias são queimadas ao fazer 100 abdominais→
Como parar enjôo causado por anticoncepcionais→
Quantas calorias são queimadas em 100 flexões?→
Cuide-se por dentro: a importância de beber água→
É seguro utilizar uma banheira de hidromassagem durante a gravidez?→
Referências
- American Kickboxing Institute Trainer's Manual, por William Packer
Sobre o Autor
Jason Brick has written professionally since 1994. His work has appeared in numerous venues including "Hand Held Crime" and "Black Belt Magazine." He has completed hundreds of technical and business articles, and came to full-time writing after a long career teaching martial arts. Brick received a Bachelor of Arts in psychology from the University of Oregon.